BMW revela o protótipo M3 Compact escondido desde 1996
Feito como um estudo o esportivo foi uma combinação entre a mecânica do esportivo M3 com a carroceria mais curta e leve do Série 3 Compact
Feito como um estudo o esportivo foi uma combinação entre a mecânica do esportivo M3 com a carroceria mais curta e leve do Série 3 Compact
Quando a BMW lançou o hatchback Série 3 Compact em 1994 foi com a intenção de ter um carro de entrada para a marca. O modelo era 23 cm mais curto que o cupê e contava com a suspensão traseira mais simples da geração anterior. Também não recebeu os motores mais potentes da linha.
Mas para os engenheiros da divisão Motorsport essa carroceria menor e mais leve era uma tela em branco para deixar o esportivo M3 mais divertido. Um protótipo do Série 3 Compact foi montado a mão com a mecânica do M3 pelos engenheiros da divisão.
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Como a seção dianteira do hatchback é igual ao do resto da linha, o motor seis cilindros em linha S50B32 coube perfeitamente. Esse motor 3.2 produz 321 cv a 7.400 rpm e 35,7 kgfm a 3.250 rpm, é um motor que gosta de girar.
Como era tradição nos motores da divisão M, o S50 conta seis borboletas de admissão individuais para ajudar o motor a “respirar” melhor. Essa força era passada para o chão através da robusta transmissão manual de cinco velocidades feita pela ZF.
Por dentro o carro recebeu volante, coifa do cambio e freio de mão com revestimento em alcantâra. No lugar dos bancos tradicionais foram usados assentos do tipo concha da Recaro, feitos em fibra de carbono e também forrados no mesmo material.
Por fora o carro recebeu o conjunto de aparência do M3 adaptado para a carroceria maior, contando com para-choques mais agressivos, os retrovisores com haste dupla, quatro saídas de escapamento e rodas de 17 polegadas.
O resultado dessa saladas de peças do M3 no Compact resultou em um carro de 1.300 kg, 150 kg mais leve que o M3 cupê. Segundo testes da época o M3 Compact ficou ainda mais ágil e arisco que o irmão maior graças ao acerto mais firme.
Jakob Polschak, chefe da construção de protótipos e da oficina da BMW Motorsport, diz que caso o modelo entrasse em produção a potência do motor teria que ser reduzida para ficar mais acessível a motoristas menos experientes.
Mesmo sem a intenção de colocar em produção, o protótipo do M3 Compact ficou guardado no galpão da Motorsport. Sua fórmula chegou às ruas mais tarde através de outro projeto independente da divisão: o Série 1M de 2011.
Que também usava uma combinação de peças do M3 e do roadster Z3 para fazer uma versão especial do menor carro da marca. Fórmula que fez tanto sucesso que está viva até hoje com o M2.
Veja o M3 Compact – e outras versões da linha (em inglês)
Fotos: BMW | Divulgação
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acho massa essas bmws antiga, mas esses volantes são feios em uAHUHAUHA pqp! meu sonho é 540i 90x
Uma obra de arte estetica e mecanica. Mais bonito que a maioria dos carros atuais, muito mais bonito. Show.