BMW produzirá novos Série 3 e X1 em Santa Catarina
Marca alemã lançará sedã renovado em agosto, que terá o mesmo motor 2.0 turbo de 184 cv, enquanto SUV X1 deverá chegar no início de 2023
Marca alemã lançará sedã renovado em agosto, que terá o mesmo motor 2.0 turbo de 184 cv, enquanto SUV X1 deverá chegar no início de 2023
A BMW confirmou a produção do Série 3 reestilizado e também da nova geração do X1. Em coletiva, o CEO da BMW no Brasil, Aksel Krieger, explicou que o sedã estreia já em agosto e o SUV deverá estrear ainda no primeiro trimestre de 2023.
A aposta da marca nos modelos tem suas razões. Juntos, os Série 3 e X1 correspondem a 25% das vendas no mercado premium brasileiro, segundo ela mesma. Só no ano passado, a dupla licenciou quase 10 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), num total de pouco mais de 14 mil carros da marca.
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Questionado se a marca poderia apostar em versões simplificadas do Série 3, ou do X1, para ganhar maior volume e brigar com modelos de marcas generalistas que hoje custam o que custavam os alemães no passado, o executivo foi enfático. “Temos capacidade instalada para produzir até 30 mil unidades anuais, mas nosso foco sempre será o mercado premium e não temos interesse em competir numa gama abaixo da nossa”, afirma.
O novo Série 3 estreia em breve, sua chegada deve acontecer até o final de agosto. A versão nacionalizada continua sendo equipada com motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm de torque, combinada com transmissão de oito marchas. Uma variante híbrida não está na planilha da Araquari.
No entanto, os executivos não descartam que as unidades nacionais possam receber motorizações eletrificadas no futuro. Hoje, as opções híbridas são importadas, mas a linha comporta tanto conjuntos mecânicos térmicos como eletrificados.
“A produção segue o mercado. Hoje a demanda de eletrificados é discreta e exigiria um volume significativo para investirmos na produção local. Mas a linha é preparada para correr tanto térmico quanto eletrificado. Se tiver demanda iremos seguir o mercado”, afirma o diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari, Otávio Rodacoswiski.
O Série 3 passou por sua primeira intervenção visual, desde a chegada da geração G20, em 2018. Ele recebeu novos faróis, para-choque e grade do radiador, mas sem ousar no estilo.
O destaque do sedã está mesmo é em seu interior. Por dentro ele recebeu novo painel de instrumentos que conta com quadro de instrumentos (14,9 polegadas) e monitor multimídia (12,3 polegadas) integrados. As duas telas foram aplicadas numa grande moldura flutuante.
O novo X1 foi revelado em junho. O SUV é um dos principais produtos da marca no mercado global, ao lado do Série 3. Mais encorpado, o modelo será oferecido por aqui com a unidade 2.0 turbo (de montagem transversal) de 192 cv e 28,5 kgfm, combinado com transmissão de oito marchas.
Lá fora ele contará com versões híbridas, que utilizam uma inédita unidade 1.4 turbo, combinada a uma unidade eletrificada, que pode entregar de 245 cv a 326 cv. Os executivos desconversam, mas também não negam que esse conjunto possa ser montado por aqui.
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