Relembre quando a BMW colocou um motor V12 no Z3

Uma revista alemã pediu que a montadora fizesse esse experimento e a engenharia aceitou o desafio, o resulta foi até para a pista de testes

bmw z3 v12 prototype amarelo traseira
Para quem nunca viu um de perto, o Z3 é tão curto quanto um hatch compacto e mede menos de 1,30 m de altura (Fotos: BMW | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/07/2024 às 09h02

A BMW possui um museu na Alemanha onde reúne seus carros clássicos. Nesse local também estão alguns protótipos feitos pela marca, incluindo alguns que foram apenas exercícios de imaginação para os engenheiros. É o caso desse Z3 com motor V12.

O projeto foi feito pelos engenheiros da BMW Motorsport a pedidos da revista alemã Auto Zeitung. A ideia era usar o maior motor disponível no menor carro da marca, um hot rod moderno e com tempero bávaro.

bmw z3 v12 prototype capo aberto
São 330 cv e 50 kgfm, que vão para as rodas através de um câmbio manual de seis marchas

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O motor V12 é o M73, um 5.4 que foi usado 750i, pelo 850Ci e pelo Rolls-Royce Silver Seraph. Seus 330 cv não eram um incremento expressivo sobre a potência do Z3 M, o maior ganho mesmo foi no torque de 50 kgfm. Essa força ia para as rodas traseiras através do câmbio manual ZF de sies marchas do Série 8.

A revista testou o BMW Z3 V12 na pista, obtendo um zero a 100 km/h em 5,5 segundos e velocidade máxima de 263 km/h. O motor era bem mais pesado que o seis cilindros em linha original, o que impactou na distribuição de peso e subiu a massa do roadster para cerca de 1.400 kg.

bmw z3 v12 prototype capo aberto visto de cima
O que mais atrapalhou no desempenho foi o peso extra

Esse motor grande no cofre apertado do BMW Z3 trouxe alguns problemas: o arrefecimento era deficiente e o cárter do motor ficava muito baixo. Isso poderia gerar riscos caso fosse um carro de produção, mas a montadora achou que seria um exagero vender o roadster com o V12.

Na prática, o Z3 M com motor de seis cilindros em linha era 0,2 segundos mais rápido na aceleração de zero a 100 km/h. Ele também é mais ágil em curvas por ter distribuição de peso com 50% sobre cada eixo. Mas sabemos bem que um hot rod não é feito de números frios e sim de sensações.

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