Protesto cobra mais segurança na BR-040, a ‘rodovia da morte’
Rodovia que liga Rio de Janeiro a Brasília tem maior parte de sua extensão em Minas Gerais e é uma das estradas com maior índice de acidentes fatais
Rodovia que liga Rio de Janeiro a Brasília tem maior parte de sua extensão em Minas Gerais e é uma das estradas com maior índice de acidentes fatais
A rodovia BR-040 é uma das mais letais do país, sendo que nela são registrados mais óbitos do que na BR-381, o que lhe rende o inglório título de ‘rodovia da morte’. Por isso, o Movimento SOS 040 vai realizar uma manifestação neste sábado (17) exigindo melhorias urgentes de infraestrutura na estrada, que em 2023 teve mais de 250 acidentes por mês, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A concentração da manifestação acontecerá às 10h na Avenida Toronto próximo ao número 1835 no bairro Jardim Canadá em Nova Lima (MG) e seguirá no sentido Rio de Janeiro às 11h até o Alphaville Lagoa dos Ingleses. Os manifestantes vão ocupar a faixa da direita com seus veículos de maneira a não obstruir o trânsito e seguindo as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). O Movimento SOS 040 protesta contra as péssimas condições do asfalto, a infraestrutura que não comporta o grande fluxo da via, as curvas perigosas, os estreitamentos de pista e a falta de trevos seguros, barreiras centrais, passarelas e áreas de escape.
VEJA TAMBÉM:
A BR-040 liga Brasília ao Rio de Janeiro, no entanto, os trechos mais perigosos estão em Minas Gerais. Entre janeiro e julho do ano passado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 1.023 acidentes, com 1.277 feridos. Do total, mais de 300 das colisões foram graves e 91 foram vidas perdidas no trecho da rodovia que corta as cidades mineiras, enquanto na BR-381 aconteceram 79 óbitos no mesmo período.
Além dos trabalhadores que vão e vêm todos os dias e do fluxo de turismo, a BR-040 também apresenta um grande fator de risco: o trânsito intenso de carretas de minério. Esses veículos, que circulam muito na via devido à grande quantidade de mineradoras na região, estão envolvidos em 50% dos sinistros registrados. Os manifestantes reivindicam que a logística de transporte de minérios seja alterada para que esses as carretas percorram estradas das próprias empresas para aliviar o trânsito.
A rodovia está sob administração da Via 040 que, desde 2015, recebe o pagamento dos pedágios. Nesse período de quase uma década, apenas 78 dos 557 km foram duplicados e só cinco passarelas foram construídas das 50 previstas no edital.
Em 2017, a concessionária entrou com um pedido para devolver o trecho concedido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alegando prejuízo financeiro. Essa devolução aconteceria em 2023, porém, no mês de agosto desse ano, após diversas audiências, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu que a concessionária ficará responsável pela BR-040 até que o processo de uma nova licitação seja concluído.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |