Lula assinou: Brasil e Chile reconhecerão habilitação dos dois países

Acordo assinado pelos presidentes isenta que os cidadãos já habilitados tenham de fazer exames e burocracias para conduzir nas terras vizinhas 

bandeira chile brasil cnh estrada ao fundo PORTAL
Ainda sim ha necessidade de respeitar todas as exigências locais (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por AutoPapo
Publicado em 13/08/2024 às 09h02

Brasileiros residentes no Chile e chilenos que vivem no Brasil agora poderão converter suas carteiras de habilitação sem a necessidade de novos exames. O acordo, assinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric, visa simplificar o processo de obtenção da habilitação em ambos os países, conforme suas legislações.

VEJA TAMBÉM:

Durante a cerimônia de assinatura em Santiago, Lula destacou a importância da parceria entre Brasil e Chile, mencionando temas como trânsito, infraestrutura, hidrogênio verde e veículos elétricos.

Essa visita de Estado é a renovação de uma parceria fundamental para a integração”, afirmou o presidente brasileiro.

Certamente o acordo facilitará a vida de cerca de 600 mil turistas brasileiros que visitam o Chile anualmente, além dos chilenos que têm o Brasil como um dos principais destinos turísticos. Em 2023, o número de turistas chilenos no Brasil atingiu um recorde de 458,5 mil, consolidando a importância dessa cooperação bilateral.

O novo acordo se aplica exclusivamente a quem já possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes de se tornar residente no país vizinho. Entre os requisitos para a conversão da habilitação, estão:

  • A carteira deve ser definitiva e estar em vigor, não sendo aceitas provisórias;
  • O acordo não se aplica a menores de 18 anos, mesmo que possuam CNH definitiva;
  • Restrições e sanções previstas na habilitação original devem ser respeitadas;
  • O solicitante deve estar apto física e mentalmente, de acordo com a legislação do país;
  • O processo inclui o pagamento de taxas e cumprimento de formalidades administrativas.
  • Para garantir a autenticidade dos documentos, o acordo também estabelece mecanismos de consulta entre as autoridades de trânsito dos dois países.

Facilidades para turistas

O acordo também beneficia turistas, permitindo que maiores de idade conduzam veículos temporariamente com a CNH válida do país de origem, desde que comprovem que estão no país apenas a passeio. Essa permissão, no entanto, não se estende a carteiras de habilitação profissionais, utilizadas para fins comerciais ou trabalho remunerado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário