Brasil ultrapassa 500 mil veículos eletrificados e bate recordes

Julho de 2025 marcou o melhor mês da eletromobilidade no Brasil, com recordes em várias categorias de veículos

carregadores de carros elétricos mão de pessoa plugando um carregador em carro elétrico ou híbrido plug in branco. autonomia carro elétrico
De 2012 para cá, a mudança foi lenta, mas o setor engrenou nos últimos meses (Foto: Divulgação | Auto Papo)
Por Tom Schuenk
Publicado em 06/08/2025 às 20h00

O Brasil ultrapassou a marca dos 500 mil EVs em circulação. Os números são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Segundo o balanço, desde 2012, a eletromobilidade brasileira vinha crescendo lentamente. Mas em 2025, o avanço foi surpreendente.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

O volume corresponde a todos os tipos de veículos eletrificados:

  • BEV (100% elétrico);
  • PHEV (híbrido plug-in);
  • HEV (híbrido convencional);
  • HEV Flex (híbrido com etanol).
ACF8XukHQx3UOTc0jxZeMG038CuBNqWM2czi5UZE@original
Fonte: ABEV

Os destaques no mês de julho

Em julho de 2025, foram registradas 7.010 vendas de BEVs, o maior volume na categoria no Brasil. O mercado de EVs fechou o mês com mais de 19 mil unidades vendidas, representando 8,27% de participação total nos veículos leves.

zGVpRox7fbmK1hRVMM19vcgDGKdFIOyhpjDDVkxG@original
Fonte: ABEV

Além disso, o mês de julho também bateu recordes nas vendas de ônibus elétricos, com 160 unidades vendidas. Esse número representa um salto de 1.130,8% em relação a julho de 2024. Dessa forma, esse crescimento mostra a adoção crescente da eletrificação no transporte público brasileiro.

A maior oferta de modelos e a expansão da rede de recarga podem estar entre os fatores que impulsionaram esse aumento nas vendas. Além disso, o público consumidor está cada vez mais confiante nos carros elétricos.

Os híbridos presentes no mercado

Os híbridos convencionais também tiveram bom desempenho, com um crescimento de 68,8% em relação a junho. Por outro lado, os HEV Flex cresceram em relação ao mês passado, no entanto, apresentaram uma queda em relação ao ano anterior. Os micro-híbridos também avançaram: foram mais de 6 mil unidades vendidas.

ApqY1H8hjEEiNsfgW98YyaTM8CvCZpatAnIKNwRS@original
Fonte: ABEV

No recorte regional, a região Sudeste domina esse mercado, com 46,2% das vendas, seguida pelas regiões Sul e Nordeste. Entre os estados, São Paulo e o Distrito Federal estão na liderança. Os dados de julho de 2025 mostram que o Brasil está entrando de vez na era da mobilidade elétrica.

O aumento de vendas, os recordes em diferentes segmentos e a expansão regional indicam que a eletromobilidade deixou de ser nicho e se tornou tendência para a população nacional. Essa diferença, por sua vez, pode ser explicada por questões como infraestrutura de recarga, poder de compra e políticas públicas locais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 7 de agosto de 2025

ótimo !

Avatar
Deixe um comentário