Bugatti cria carro único para se despedir do motor W16

O Brouillard W16 é o primeiro modelo do Programa Solitaire, de personalização ultraluxuosa para a clientela da Bugatti

Bugatti Brouillard W16(15)
Bugatti Brouillard W16 é o modelo que inaugura o Programa Solitaire (Foto: Bugatti | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 17/09/2025 às 17h00

O Bugatti Brouillard W16 é um hipercarro único, criado para manter vivo o legado do motor W16. O modelo teve sua estreia no evento The Quail, na Califórnia, e sua criação inaugurou o Programa Solitaire, um novo projeto da Bugatti para produzir modelos únicos sob encomenda para clientes selecionados.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A Bugatti decidiu não encerrar a história do motor W16 quad-turbo de 8,0 litros, e o Brouillard W16 utiliza a mesma base mecânica e estrutural do Chiron.

Relação com o Chiron e o Programa Solitaire

O empresário holandês Michel Perridon, conhecido por ter a maior coleção privada de Bugattis existentes, encomendou o Brouillard. O Programa Solitaire promete criar no máximo duas unidades exclusivas por ano, com um nível de personalização ainda maior que o programa Sur Mesure, garantindo atenção extrema aos detalhes. O Bugatti Brouillard W16 lembra um cupê do W16 Mistral Roadster, mas a Bugatti fez quase todos os painéis sob medida.

Design e interior feitos sob medida

Esse novo modelo tem uma dianteira com para-choque esculpido, uma ampla grade em forma de ferradura e faróis de LED montados no para-lama. Sua traseira tem para-lamas largos, entrada de ar no teto, uma asa ducktail integrada e lanternas em X e um escape quádruplo inspirado no Chiron Super Sport. O interior é baseado no Chiron, mas a Bugatti personalizou todos os materiais e acabamentos para tornar o modelo único.

O tom verde domina a cabine, com tecidos xadrez exclusivos de Paris, fibra de carbono esverdeada e uma mistura de couro e alumínio usinado. A Bugatti embutiu uma escultura de cavalo artesanal na alavanca de câmbio, homenageando o cavalo favorito de Ettore Bugatti.

Mecânica lendária e a visão de futuro

O Brouillard W16 tem um chassi de fibra de carbono e alumínio da família Chiron. O motor W16 quad-turbo de 8,0 litros entrega 1.578 cv de potência. Muito mais que um carro, o Brouillard é um manifesto de tradição e exclusividade da Bugatti. Ele chegou para marcar o início de uma série de modelos one-offs ultraluxuosos que a Bugatti destinará a colecionadores dispostos a investir em verdadeiras obras de arte automotivas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário