BYD alcança marca de 150 mil vendidos carros no Brasil

Marca chinesa consolida liderança no mercado de elétricos e híbridos plug-in, com crescimento acelerado e planos ambiciosos para fim de 2025

byd comemora 150 mil vendas
Daniel Joca (centro), dono do carro 150.000 da BYD é cortejado pelos executivos da marca chinesa (Foto: Alex Campelo | Grupo Carmais)
Por Tom Schuenk
Publicado em 14/08/2025 às 16h00

A BYD acaba de atingir a marca de 150 mil carros vendidos no Brasil, num intervalo de três anos. E como é focada em automóveis híbridos e elétricos, o número a coloca com maior participante do segmento.

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A marca celebrou o feito com um evento especial em Fortaleza (CE), na concessionária BYD Carmais, entregando simbolicamente o carro nº 150.000 a um cliente.

Desde 2022, a trajetória da BYD no Brasil apresentou um crescimento acelerado. Foram 260 carros vendidos em 2022; já em 2023, a empresa comercializou 17.937 veículos, e em 2024 esse número chegou a 76.713 unidades. No ano passado, a marca acelerou o processo de importação para fugir da sobretaxação de veículos eletrificados.

evolução byd brasil
Infográfico de crescimento da marca (BYD | Reprodução)

No primeiro semestre de 2025, já foram vendidas 57.388 unidades, representando um aumento de 48,54% em relação ao mesmo período de 2024. Atualmente, a BYD é responsável por vender 8 em cada 10 elétricos e 3 em cada 10 híbridos no Brasil. Com carros aos montes, a BYD aplica descontos e faz campanhas de vendas agressivas.

Hoje, a BYD conta com mais de 180 concessionárias no país e tem como meta chegar a 250 até o fim de 2025.

Impacto no mercado

A BYD ocupa a 10ª posição geral no ranking de vendas de carros de passeio no Brasil, um feito inédito para uma marca especializada em veículos eletrificados. Mas nem tudo são flores, o lançamento da picape Shark, por sua vez, é um case de fracasso.

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Apesar de moderna e sofisticada, consumidor de picapes ignorou a chegada da Shark ao Brasil (Foto: BYD | Divulgação)

A marca esperava que a picape média híbrida conquistasse o mercado rapidamente. Mas as vendas são inexpressivas. Este ano, de janeiro a julho, a Shark emplacou apenas 699 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). É a picape média com pior desempenho do mercado.

Um dos fatores de rejeição está o fato de ela não ter opção de motor diesel. A Shark combina motor 1.5 turbo com unidades elétricas que somam mais de 400 cv. No entanto, o preço elevado (e os sucessivos descontos posteriores) fizeram dela um mico de mercado.

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