Executiva da BYD confirma rival da Fiat Strada feita para o Brasil

Em entrevista para uma revista, a CEO da marca nas Américas disse que está trabalhando em carros feitos para o Brasil

fiat strada ranch turbo 200 2025 branco banchisa dianteira parada
Miraram bem no carro mais vendido do país (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/12/2024 às 10h20

Em outubro apuramos que a BYD havia levado seis unidades da Fiat Strada para a China, com a intenção de estudar o carro e criar uma caminhonete rival eletrificada. A CEO da marca chinesa nas Américas, Stella Li, confirmou em entrevista para a revista Auto Esporte que está desenvolvendo dois carros focados no Brasil.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Já é certo que um desses carros novos será a caminhonete compacta feita para competir com a Fiat Strada. O segundo modelo ainda é um mistério, a Auto Esporte aponta dois prováveis segmentos: uma picape intermediária aos moldes da Fiat Toro ou um SUV compacto similar ao Renault Kardian.

VEJA TAMBÉM:

Ambos segmentos estão com uma fila considerável de lançamentos no Brasil e são focos das montadoras tradicionais. A executiva da BYD foi enfática ao dizer que os carros da marca serão elétricos ou híbridos plug-in, não terá o sistema pleno ou leve.

Já foi confirmado pela BYD que ela está desenvolvendo um motor flex para seus híbridos plug-in nacionais. O primeiro carro a adotá-lo será o Song Pro, que será feito em Camaçari (BA) junto do Dolphin Mini.

Executiva da BYD e presidente Lula apertando as mãos em frente à veículo do Portfólio da marca
A marca já confirmou que está desenvolendo motorização híbrida plug-in flex (Foto: Ricardo Stuckert | Secom-PR | Divulgação)

A Fiat Strada é hoje o carro mais vendido no Brasil, com 128.450 unidades emplacadas até novembro. Ela também é referência em um segmento criado aqui, o de caminhonetes derivadas de carros compactos.

A atual geração cresceu em tamanho para acomodar uma cabine dupla de quatro portas, melhorando a convivência de quem usa o modelo como carro de passeio. Mesmo com o ganho em tecnologia e a opção de motor turbo, a Fiat manteve a robustez do passado com feixe de molas na suspensão traseira, opção de cabine dupla, o motor aspirado nas versões de entrada e o bloqueio eletrônico de diferencial.

Se usarmos a Shark como referência, a BYD deverá focar mais no lado “carro de passeio” da Strada na hora de fazer a rival. Seu powertrain será híbrido plug-in flex.

A marca chinesa é rápida na hora de desenvolver um carro novo, levando apenas 18 meses. Isso foi dito por Stella Li em entrevista para a revista norte-americana Motor Trend. Por isso, não se espante de ver essa caminhonete chegando às lojas até 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário