Montadora chinesa esclarece que incidente com o modelo Han teve outra causa, e não uma falha no sistema “Olho de Deus”
Embora tecnologias de direção autônoma ainda enfrentem desafios, como a própria Tesla já demonstrou. Porém, nem todos os vídeos que circulam online refletem a realidade, e a mais recente vítima de desinformação foi a montadora chinesa BYD.
VEJA TAMBÉM:
O caso envolveu um BYD Han, sedã de luxo da marca, que conta com o sistema de assistência “Olho de Deus”. O vídeo mostra o carro circulando em alta velocidade em um estacionamento público, fazendo movimentos em looping, invadindo a faixa contrária e “cantando” os pneus em meio a uma área com tráfego intenso de veículos e pedestres.
As imagens levantaram suspeitas de falha no sistema de condução autônoma, acionando autoridades locais, incluindo polícia e bombeiros, que foram ao local para conter o veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e não houve danos materiais.
Une vidéo virale a récemment semé le doute sur la sécurité des voitures électriques chinoises. On y voit une BYD Han tourner à grande vitesse sur un parking, prétendument hors de contrôle à cause de son système de conduite autonome. Sauf que… tout est faux. 🔎 pic.twitter.com/KWHuwuJUyp
— Numerama (@Numerama) July 29, 2025
Contudo, a própria BYD, em conjunto com autoridades chinesas, esclareceu que o incidente nada teve a ver com a tecnologia “Olho de Deus” nem com qualquer componente de direção autônoma do carro. Segundo comunicado oficial, o responsável pelo comportamento anormal do veículo foi o próprio condutor, um homem de 40 anos que passava por um colapso emocional no momento do ocorrido.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |