Montadora chinesa BYD bate o martelo e assume fábrica da Ford na Bahia
Anúncio foi feito pelo governador da Bahia após reunião da vice-presidente da marca chinesa com o presidente Lula em Brasília
Anúncio foi feito pelo governador da Bahia após reunião da vice-presidente da marca chinesa com o presidente Lula em Brasília
Após longos meses de negociação, a fabricante de carros elétricos BYD finalmente “bateu o martelo” e irá se instalar uma unidade fabril em Camaçari (BA). A montadora chinesa irá ocupar a planta que pertencia a Ford – que encerrou a produção de automóveis no local em 2021.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a vice-presidente global da BYD, Stella Li, em Brasília.
VEJA TAMBÉM:
BYD confirmada na Bahia!🚗
Na próxima terça (04), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos. #BoraTrabalhar! pic.twitter.com/0RdhgmiK9S
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) June 28, 2023
O governador ainda informou que na próxima terça-feira (4) serão repassados mais detalhes e a BYD já apresentará o calendário de instalação, produção e expectativa de investimentos, além dos veículos de sua linha de produção.
Segundo o Valor Econômico, a montadora chinesa ainda negocia a possibilidade de assumir a concessão do porto de Aratu para o escoamento de sua produção, não só dos carros elétricos que serão feitos em Camaçari, mas também de equipamentos feitos por outros setores da BYD.
Ainda nesta quarta-feira, a BYD lançou um novo carro no mercado brasileiro, o Dolphin, carro elétrico por menos de R$ 150 mil (clique aqui e saiba mais).
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados.
Outra montadora chinesa que, recentemente, iniciou operação no Brasil foi a Great Wall Motors (GWM). Em 2021, ela comprou a fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A GWM já anunciou que nvestirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados.
O primeiro modelo comercializado no Brasil é o SUV híbrido Haval H6. Já o primeiro veículo que será produzido pela montadora no Brasil será a picape média Poer. A fábrica brasileira da GWM irá exportar veículos para o resto da América Latina. A data prevista para o início das atividades em Iracemápolis é 1º de maio de 2024.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |