Marca chinesa pode virar fornecedora de baterias da Tesla

Tesla quer ser menos dependente da CATL e recorreu à BYD para ser sua segunda fornecedora de baterias de carros elétricos

Carregadores não estão mais inclusos na compra de um Tesla 0 km
BYD será a segunda fornecedora de baterias da Tesla (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 13/06/2022 às 09h03

No ano passado surgiram rumores de que a chinesa BYD (Build Your Dream) se tornaria uma fornecedora de baterias para a marca de carros elétricos Tesla. A informação foi confirmada por Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD, em entrevista à emissora estatal do país CGTN.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

“Agora somos bons amigos de Elon Musk… e estamos prontos para entregar nossas baterias a ele e sua empresa”, afirmou o executivo. O acordo se refere ao fornecimento de baterias que utilizam a composição LFP (ferro-fosfato-lítio).

VEJA TAMBÉM:

A Reuters procurou as duas entidades para obter mais informações. No entanto, nenhuma das partes comentou sobre o assunto. A BYD – que já confirmou sua presença no mercado brasileiro – produz veículos elétricos e híbridos plug-in e é fornecedora de marcas como a Toyota, por exemplo. Em 2020, lançou oficialmente sua bateria Blade, menos volumosa e composta de lítio-ferro-fosfato (LFP).

A chinesa tem trabalhado cada vez mais com as baterias LFP. Elas se caracterizam pelo formato CTP (Cell to Pack), a qual não possui módulos e com matriz de células estreitas, permitindo otimizar o espaço do veículo e ampliar a densidade de volume em até 30%.

A medida da Tesla é uma estratégia que visa reduzir sua dependência da marca chinesa de baterias CATL, sua única fornecedora atualmente. De acordo com a marca de Elon Musk, quase metade dos veículos produzidos no ano passado foram equipados com baterias LFP.

Especulações apontam que a Tesla pode utilizar essa tecnologia em um projeto futuro que está próximo de se concretizar: um novo modelo de entrada que deve custar na bagatela de US$ 25.000 (R$ 121.400).

O Han foi é o grande lançamento da BYD no Brasil em 2022, e o AutoPapo já deu uma voltinha nele. Veja algumas impressões do sedan elétrico chinês:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cadillata 13 de junho de 2022

CATL ou BYD, ambas chinesas.
Resumo: O ocidente continuará dependente do oriente. Em petróleo e também em baterias.

Avatar
Deixe um comentário