Proprietários criticam BYD por mudar os carros sem aviso
A marca revelou de forma repentina que 21 modelos receberão novos recursos de segurança sem mudar o preço, prejudicando quem comprou um recentemente
A marca revelou de forma repentina que 21 modelos receberão novos recursos de segurança sem mudar o preço, prejudicando quem comprou um recentemente
As marcas chinesas são bastante rápidas na hora de mudarem seus veículos. A BYD anunciou no início de fevereiro que toda sua linha terá o pacote ADAS com direção semiautônoma “God’s Eye” (olhos de Deus) em toda a linha — incluindo no Dolphin Mini. E isso enfureceu os proprietários.
O anuncio da adoção desses recursos foi de forma repentina. O CEO da BYD, Wang Chuanfu, revelou isso durante uma live, já prometendo equipar todos os 21 carros da marca em breve.
VEJA TAMBÉM:
Isso gerou mais de 4.700 reclamações vindas de proprietários dos carros da marca em uma plataforma independente de satisfação do consumidor. Eles reclamaram de terem pago valor excessivo pelos carros, já que não contam com os recursos de segurança e em breve terão sem mudar o preço.
O volume de críticas foi tão grande que colocou as linhas Dinasty e Ocean da BYD no top 10 de reclamações da plataforma 12365auto.com. Esse volume de 4.700 queixas foi feito entre os dias 11 e 17 de fevereiro, logo após a live do CEO no dia 10. Antes da data o volume era de apenas 150 reclamações.
Os donos de BYD na China reclamam que a marca reduziu os preços e adicionaram recursos logo após a compra. Segundo reportagem da Reuters, eles estão exigindo reembolsos pelo prejuízo que tiveram.
Um proprietário de Seal 06 DM-i, versão híbrida do sedã médio, disse que questionou o vendedor diversas vezes sobre atualizações iminentes antes de fechar negócio. O A BYD disse que recebeu as críticas e encaminhou elas para o departamento responsável.
O público chinês é entusiasta por recursos de direção semiautônoma. Eles não são ávidos por dirigir e preferem botar a máquina para cuidar disso. A BYD estava atrás de muitas concorrentes nesse assunto.
O sistema God’s Eye terá três versões diferentes para adequar a faixa de preço dos carros. Uma versão mais simples será usada pelos compactos, como a linha Dolphin, um intermediário com Lidar será usado em modelos mais sofisticados e a versão mais complexa estará nos luxuosos Yangwang.
Essa atitude da BYD de realizar mudanças em seus carros de forma repentina também ocorre no Brasil. O Dolphin Mini foi lançado com quatro lugares e seis meses após a estreia veio a versão com cinco lugares, desvalorizando o carro de quem comprou antes.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Só mesmo no Bostil, para reclamar porque os carros melhoram…
Merecem as carroças soltadoras de fumaça que andam aqui…