BYD Shark: fracasso da BYD ganha descontão para vender mais

Picape híbrida da marca chinesa busca reverter desempenho comercial abaixo do esperado e acirrar briga com líderes do segmento

byd shark phev br (2)
O sistema PHEV da BYD Shark entrega 437 cv e 65 kgfm de torque (Foto: BYD | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 10/11/2025 às 13h00

A BYD aplicou um desconto de R$ 40 mil no preço de sua picape média, a Shark. A promoção tem como objetivo aumentar as vendas da picape média — o grande fracasso comercial da BYD no Brasil.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com a redução, o preço oficial da BYD Shark, que era de R$ 379.800, passa a ser de R$ 339.800. O novo valor torna a picape híbrida mais barata que as versões topo de linha de concorrentes tradicionais a diesel, como a Toyota Hilux SRX Plus (R$ 353.290) e a Ford Ranger Limited (R$ 346.600).

BYD Shark 2025 azul traseira parada (3)

Vendas fracas

Enquanto a BYD se dá bem no segmento de carros elétricos, a vida é bem diferente entre as picapes médias. A Shark estreou, no ano passado, como a grande novidade do setor, mas vende apenas uma fração das líderes.

Foram 922 unidades vendidas de janeiro a outubro desse ano, segundo dados oficiais. A Toyota Hilux, por exemplo, emplacou 41.363 unidades. A Ford Ranger, 28.132 unidades.

O principal diferencial da Shark continua sendo sua motorização: é a única picape média híbrida plug-in (PHEV) à venda no Brasil. Seu conjunto combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, entregando uma potência combinada de 437 cv e 65 kgfm.

VEJA TAMBÉM:

Concorrência aumentando

Mesmo com o desconto, a BYD ainda enfrenta desafios como a desconfiança de parte do consumidor com uma marca nova no segmento (mais conservador). Também há baixa familiaridade do público das picapes com os sistemas híbridos plug-in, que exigem recarga na tomada para entregar sua máxima eficiência.

O movimento da BYD, no entanto, ocorre em meio a uma tendência de eletrificação, com concorrentes como a Ford Ranger com versões híbridas plug-in já anunciadas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário