Luxo, tecnologia e inovação: Celestiq estreia sensores nas juntas esféricas e redefine os padrões do mercado automotivo premium
Especialistas consideram o Cadillac Celestiq, carro de aproximadamente US$ 340 mil (cerca de R$ 1,8 milhão), um dos automóveis mais sofisticados do mundo. A General Motors fabricou o modelo para redefinir o conceito de luxo no setor automotivo, e ele se destaca pelo design elegante e pela tecnologia avançada.
VEJA TAMBÉM:
Uma inovação recente, divulgada pela fabricante de autopeças ZF, mostra como o Celestiq adota sensores inteligentes integrados às juntas esféricas da suspensão, uma tecnologia inédita em veículos de produção em série.
O Celestiq utiliza sensores embutidos diretamente nas juntas esféricas nos braços de suspensão. O sistema recebeu o nome de Sensores Inteligentes de Chassi, e mede em tempo real o movimento relativo do chassi e da suspensão.
Esse sistema transmite rapidamente as informações obtidas para os diversos sistemas do veículo, incluindo:
O modelo conta com quatro desses sensores, dois no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro. A montagem da tecnologia nas juntas esféricas dispensa a necessidade de peças adicionais ou pontos de montagem separados.
A inovação simplifica a instalação e oferece maior confiabilidade, pois os sensores ficam protegidos contra intempéries e garantem um sinal de altíssima qualidade.
Essa tecnologia proporciona mais do que conforto e performance, pois avança na forma como os dados gerados pelo veículo monitoram o estado de estradas e preveem a necessidade de manutenção.
A ZF afirma que a inovação ajudará frotistas e operadores comerciais e permitirá sua aplicação em outros modelos, além do Cadillac Celestiq, melhorando a infraestrutura rodoviária em geral.
O Cadillac Celestiq é um sedã elétrico de luxo que representa o ápice da marca americana. Equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo), o modelo entrega cerca de 600 cv de potência e 87,6 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em aproximadamente 3,8 segundos.
Originalmente ele utiliza a plataforma Ultium da GM e uma bateria de 111 kWh, que proporciona até 483 km de autonomia estimada. O Celestiq também se destaca por seu sistema de tração integral, suspensão pneumática adaptativa, rodas traseiras esterçantes, painel digital OLED de 55 polegadas e acabamento artesanal sob encomenda, tornando-o uma vitrine de tecnologia e exclusividade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |