A marca norte americana amargava com vendas baixas e um público cada vez mais idoso, até lançar seu primeiro SUV
          A imagem percebida pelo público pode limitar as vendas de um fabricante e até levá-lo a falência. A fama da Cadillac nos anos 90 era de ser uma marca para idosos, espantando os jovens. O que mudou isso foi o Escalade, lançado em 1999.
Ele não foi o primeiro SUV de luxo, essa primazia foi do Jeep Wagoneer nos anos 60, mas o Escalade foi o responsável por tornar esse tipo de carro cool. Ele trouxe um público novo e mais jovem para a marca.




VEJA TAMBÉM:
A linha da Cadillac até então era composta apenas por sedãs de tração dianteira com visual bem conservador. A última tentativa de rejuvenescimento foi com o Catera, que era o Opel Omega de segunda geração e tinha um desenho morno.
Era uma situação similar a da Harley-Davidson hoje, que também está marcada como marca para pessoas velhas e não consegue conquistar jovens. Porém a Cadillac conseguiu virar o jogo com um SUV.
A primeira geração do Cadillac Escalade durou pouco, ela era apenas um GMC Yukon Denali com outros emblemas feito às pressas para responder ao Lincoln Navigator. Em 2001 veio a segunda geração, que lançou a marca ao estrelato.




O Cadillac Escalade virou figurinha carimbada nos clipes de hip-hop e também no cinema. Nessa mesma época o tuning estava na moda e o SUV era muito modificado no estilo DUB, com rodas grandes e sistema de som potentene.
Hoje o modelo está em sua quinta geração, seguindo a origem de ser um SUV derivado do chassi de uma caminhonete. Atualmente ele possui suspensão traseira independente e pode vir com três motores: um seis cilindros em linha 3.0 turbodiesel, um V8 6.2 aspirado a gasolina e uma versão com supercharger desse V8 com 691 cv.
Existe também o Escalade IQ, uma versão elétrica do SUV também derivada de caminhonetes. Nesse caso a plataforma é compartilhada com a Chevrolet Silverado EV e com o GMC Hummer EV. Ele é hoje o carro mais vendido da Cadillac globalmente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
| 
      
         | 
    
      
         | 
    
      
         | 
    
      
         
        X
      
     | 
    
      
         | 
  
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
      
         
        Podcast - Ouviu na Rádio
      
     | 
    
      
         
        AutoPapo Podcast
      
     |