Saiba como calcular o desconto do carro popular
Cálculo do desconto inclui variáveis como densidade produtiva, eficiência energética, fonte de energia e preço de tabela
Cálculo do desconto inclui variáveis como densidade produtiva, eficiência energética, fonte de energia e preço de tabela
A medida provisória que trata do desconto patrocinado de carros populares sustentáveis foi publicada nesta terça-feira (6) com as regras para que o consumidor possa entender e escolher a melhor opção na hora de comprar o zero-quilômetro. A expectativa do governo é que programa para baratear o preço dure de quatro meses. A Anfaeva (associação das montadoras) teme que ele acabe em 1 mês.
Foram criadas sete faixas de descontos, que vão de 1,6%, equivalente a R$ 2.000, a 11,6%, somando R$ 8.000, conforme os critérios de eficiência energética, que inclui fonte de energia e consumo energético; preço do automóvel e densidade produtiva, ou seja, o percentual de utilização de peças de produção nacional.
VEJA TAMBÉM:
Faixa | Pontuação | Desconto |
---|---|---|
Faixa 1 | maior ou igual a 90 | R$ 8.000 |
Faix 2 | Maior ou igual a 85 e inferior a 90 | R$ 7.000 |
Faixa 3 | Maior ou igual a 81 e inferior a 85 | R$ 6.000 |
Faixa 4 | Maior ou igual a 77 e inferior a 81 | R$ 5.000 |
Faixa 5 | Maior ou igual 73 e inferior a 77 | R$ 4.000 |
Faixa 6 | Maior ou igual a 69 e inferior a 73 | R$ 3.000 |
Faixa 7 | Inferior a 69 | R$ 2.000 |
As faixas são definidas pela pontuação do veículo quando somados todos os critérios. Por exemplo: um veículo híbrido, aquele que usa combustível fóssil e também eletricidade como fonte de energia, e que tem consumo menor que 1,4 megajoules por quilômetro (MJ/Km), soma 50 pontos no fator eficiência energética.
Se o preço desse veículo for de R$ 120 mil, o maior valor para carros na categoria econômica para desconto patrocinado, são somados mais 15 pontos. E se os componentes dele forem 75% produzidos no Brasil, são somados mais 25 pontos (conforme tabela 2).
Critério | Índice | Pontos |
---|---|---|
Fonte de energia | Etanol | 25 |
Eltericidade/ Híbrido | 25 | |
Flex | 20 | |
Consumo energético | Menor ou igual a 1,40 MJ/KM | 25 |
Entre 1,41 e 1,50 MJ/KM | 20 | |
Entre 1,51 e 1,60 MJ/KM | 18 | |
Entre 1,61 e 2,00 MJ/KM | 15 | |
Preço público sugerido | Menor ou igual a R$ 70 mil | 25 |
Entre R$ 70 mil e 80 mil | 20 | |
Entre R$ 80 mil e 90 mil | 18 | |
Entre R$ 90 mil e 120 mil | 15 | |
Densidade produtiva | maior ou igual a 75% | 25 |
maior ou igual a 75% | 25 | |
maior ou igual a 65% e abaixo de 75% | 20 | |
maior ou igual a 60% e abaixo de 65% | 15 |
Nesse caso, os 90 pontos somados classificariam o veículo na primeira faixa, que permite o maior desconto, de R$ 8.000 (conforme tabela 1). O veículo, que inicialmente seria no valor de R$ 120 mil, passaria a custar R$ 112 mil. Muitas montadoras estão aplicando bônus aumentando o valor do desconto dos carros populares.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |