Califórnia instrui donos de elétricos a não recarregarem os carros em horário de pico

Califórnia pode ter problemas de fornecimento de energia durante o feriado e acredita que recarregar o carro elétrico pode deixar a situação mais crítica

recarga carro elétrico eletroposto rápido
Alerta vai na contramão do objetivo da Califórnia de vender apenas modelos elétricos a partir de 2035 (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 02/09/2022 às 12h25

Uma semana depois de anunciar que a venda de carros novos com motor a combustão seria  proibido a partir de 2035, o governo do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, tomou uma decisão contraditória e aconselhou proprietários de modelos elétricos a não recarregarem as baterias em horários de pico.

O alerta vem dos fornecedores de energia do estado, alegando que o calor excessivo que está previsto no Fim de Semana do Dia do Trabalho pode reduzir em quedas de energia, caso não sejam tomados algumas medidas de precaução.

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O Operador Independente do Sistema da Califórnia (ISO) ainda proibiu manutenções nas redes entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro para garantir que todas as linhas de transmissão estejam disponíveis.

Além disso a entidade emitiu o Alerta Flex, para que as pessoas controlem voluntariamente o consumo de energia.

Durante um Alerta Flex, os consumidores são instruidos a reduzir o uso de energia das 16h às 21h, quando o sistema está mais estressado, porque a demanda por eletricidade permanece alta e há menos energia solar disponível. Reduzir o uso de eletricidade durante esse período aliviará a tensão no sistema e evitará medidas mais drásticas, incluindo quedas de energia rotativas.”

Entre as recomendações estão evitar luzes acessas desnecessárias, usar aparelhos que consomem muita energia e afins. Alertas comuns quando se quer economizar energia.

No entanto, o o problema desse alerta é quando eles sugerem que os californianos não carreguem seus carros elétricos, que vai totalmente na contramão da decisão do governo de querer eletrificar a frota de carros do estado.

A Califórnia tem um plano de reduzir suas emissões de carbono e, para isso, pretende que a partir de 2026 35% dos carros, SUV e picapes novos sejam ser elétricos, sem emissão de poluentes atmosféricos. O número aumenta para 51% em 2028, 68% em 2030 até que, em 2035, toda as fabricantes terão de abandonar o motor a combustão.

O aviso da ISO é uma prova de que investir apenas em estações de carregamento rápido não é o suficiente para popularizar e tornar o carro elétrico mais viável.

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