Câmara aprova PEC que isenta IPVA de carros com mais de 20 anos em todo o país

Proposta cria imunidade tributária para veículos de passeio e caminhonetes; veja quais categorias ficaram de fora.

20230324091800 mg 5145 1
A PEC foi aprovada em dois turnos e segue para sansão presidencial (Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 03/12/2025 às 13h00

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com 20 anos ou mais de fabricação. A medida, que teve amplo apoio no plenário — 397 votos favoráveis no primeiro turno —, visa criar uma regra de imunidade tributária nacional, eliminando as distorções que hoje existem entre as legislações estaduais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O texto agora segue para promulgação pelo Congresso Nacional. Diferentemente de projetos de lei comuns, as emendas constitucionais não dependem de sanção presidencial para entrar em vigor.

VEJA TAMBÉM:

Fim da desigualdade entre estados

A aprovação da PEC ataca diretamente a falta de isonomia fiscal no país. Atualmente, a decisão sobre a isenção cabe a cada unidade da federação. Enquanto estados como São Paulo isentam veículos a partir de 20 anos e outros, como o Rio Grande do Norte, a partir de 10 anos, estados como Minas Gerais e Pernambuco ainda cobram o imposto de carros fabricados há duas décadas.

Autor da proposta original no Senado, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) argumenta que a tributação sobre veículos antigos penaliza a parcela da população com menor poder aquisitivo. A justificativa baseia-se no princípio da capacidade contributiva: ao eliminar o imposto, o proprietário teria mais recursos para investir na manutenção do veículo, o que impactaria positivamente a segurança no trânsito.

O que fica de fora da isenção

Embora a regra seja ampla para veículos de passeio e utilitários leves (caminhonetes), o texto aprovado estabelece exceções importantes para evitar impactos na arrecadação comercial e de transporte de massa. A imunidade do IPVA não se aplicará a:

  • Micro-ônibus e ônibus;
  • Reboques e semirreboques.

O relator da proposta na Câmara, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), manteve o texto vindo do Senado para agilizar o trâmite. Com a promulgação, a regra passará a valer automaticamente em todo o território nacional, sobrepondo-se às leis estaduais que previam prazos maiores para a concessão do benefício.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário