Reforma Tributária: câmara derruba artigo que beneficiaria BYD e Stellantis

Por apenas um voto, artigo foi derrubado durante votação de destaques na Câmara dos Deputados na última sexta-feira (7)

Stellantis, Hyundai e General Motors estão suspendendo produção no Brasil
Stellantis produz Jeep, Fiat e Ram em Goiana (PE) (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 10/07/2023 às 08h40

Em votação de destaques da Reforma Tributária na última sexta-feira (7), a Câmara dos Deputados retirou o artigo que previa que projetos industriais aprovados até o fim deste ano poderiam usufruir de benefícios tributários de PIS, Cofins e IPI até o fim de 2032. O benefício se aplicaria também a projetos que ampliassem ou reiniciassem a produção em plantas industriais inativas, aprovados até dezembro de 2025.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A BYD, que confirmou recentemente investimentos em uma nova fábrica em Camaçari (BA) se enquadraria na primeira categoria, enquanto a fábrica de Goiana (PE) da Stellantis entraria na segunda condição. O benefício seria apenas para empresas instaladas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

  • O artigo estava sendo chamado de “emenda Lula”, pois havia sido um pedido do presidente e negociado junto aos deputados pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os chineses da BYD haviam pedido a Lula incentivos fiscais, segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
  • A decisão sofreu resistência de estados do Sul e do Sudeste, que apoiaram a Reforma Tributária e não receberam incentivos do tipo.
  • Por apenas um voto, o governo não conseguiu os 308 votos necessários para manter o texto original – o placar foi de 307 pela manutenção da redação versus 166 contrários. A derrubada do artigo foi articulada pela bancada do PL.
  •  O argumento é que o benefício desfigura o espírito da reforma de cessar os benefícios tributários criados para estimular a instalação de empresas em diferentes regiões do País – mas que, com o passar do tempo, se converteram em guerra fiscal.
  • O texto ainda poderá ser alvo de mudanças no Senado Federal.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário