Lexus está trabalhando em um câmbio manual para carros elétricos
A Lexus exibiu um protótipo de carro elétrico com câmbio manual, que é capaz de simular até que o carro morreu
A Lexus exibiu um protótipo de carro elétrico com câmbio manual, que é capaz de simular até que o carro morreu
Apesar dos carros elétricos terem aceleração impressionante, os entusiastas mais fanáticos ainda preferem os carros a combustão por motivos sensoriais: o som e as vibrações do motor, poder trocar as marchas e sentir recompensado por um punta-tacco bem feito. A Lexus quer fazer um meio-termo criando um câmbio manual para carros elétricos.
Isso não é um conceito ou algo do gênero, o fabricante japonês de carros de luxo mostrou um protótipo desse câmbio durante a apresentação do UX300e. O carro conta com pedal de embreagem, conta-giros e simulação de som do motor.
VEJA TAMBÉM:
A simulação exige o uso da embreagem para trocar as marchas e o motor pode morrer na hora de arrancar. Além disso, o motor elétrico pode ser mapeado para imitar o comportamento de um propulsor a combustão. É como ter o V8 5.0 aspirado o LC500 em um SUV elétrico, mas sem o cheiro de gasolina.
Esse câmbio manual para carros elétricos deverá estrear em um esportivo que a Lexus está desenvolvendo para ser o sucessor espiritual do LFA. Esse carro usará um chassi derivado de carros de corrida, baterias de estado sólido e promete fazer de zero a 100 km/h em cerca de 2 segundo.
Curiosamente, o câmbio manual nunca foi algo comum nos carros da Lexus. Ele foi oferecido em poucos modelos: no SC300 e nas duas primeiras gerações dos sedãs ES e IS. Os esportivos da marca sempre tiveram caixa automática e o LFA usava automatizada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |