Câmbio em tela de Tesla gerou confusão que pode ter matado bilionária

Angela Chao, irmã da ex-secretária de transportes dos EUA e proprietária do modelo X, já tinha problemas com o shifter touchscreen do veículo

Tesla quer tornar jogos da Steam compatível com seu sistema de infotenimento
Confusão entre as marchas 'drive' e 'reverse' fez com que o Tesla de Angela Chao caísse em um lago (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 15/03/2024 às 08h02
Atualizado em 15/03/2024 às 14h13

As telas estão cada vez mais presentes nos carros e, inclusive, estão substituindo botões, hastes e alavancas no controle de funções primordiais. Esse é o caso do sistema de troca de marchas do Tesla Model X que matou a bilionária estadunidense Angela Chao no mês de fevereiro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Angela Chao era irmã da ex-secretária de transporte dos Estados Unidos, Elaine Chao, e cunhada de Mitch McConnell, senador americano. Tudo aconteceu quando o carro da empresária afundou em um lago artificial que fica em seu rancho no Texas e ela acabou se afogando dentro do veículo inundado. De acordo com relatório do The Wall Street Journal, a interface de telas sensíveis ao toque do Tesla pode ter sido responsável pela queda do automóvel na água.

Tela de troca de marcha da Tesla gera confusão e mata bilionária estadunidense
Angela Chao era CEO da empresa de transporte Foremost Group e casada com Jim Breyer (Foto: Frazer Harrison | Getty Images | Reprodução)

VEJA TAMBÉM:

No ano de 2021, a montadora de Elon Musk adotou uma nova interface touchscreen para o câmbio de seus modelos que, segundo o jornal estadunidense, já havia causado problemas para Chao. O relatório afirma que, ao fazer uma manobra de retorno na estrada, a bilionária engatou a marcha ré repentinamente, quando deveria ter ido para frente. O Tesla Model X tombou em um barranco e acabou caindo no lago.

Tela de troca de marcha da Tesla gera confusão e mata bilionária estadunidense
Sistema de troca de marchas adotado pela Tesla gerou confusão entre os consumidores por não ser intuitivo (Foto: Tesla | Reprodução)

Angela Chao ligou em pânico para uma de suas amigas e pediu socorro, mas não conseguiram retirá-la a tempo. O acidente gerou muitos questionamentos a respeito, tanto do complicado sistema de abertura de emergência das portas do automóvel, quanto a troca de marchas por meio de telas, que já incomodava a empresária. Ela havia comentado com amigos que já tinha confundido as funções “drive” e “reverse” várias vezes enquanto dirigia. E ela estava longe de ser a única.

Problema no sistema de troca de marcha touchscreen Tesla é antigo

De acordo com o portal Business Insider, 12 reclamações relacionadas à marcha ré do Tesla foram encontradas em um banco de dados de reclamações do Departamento de Transportes dos EUA. Do total, sete disseram que a maneira com a qual a Tesla projetou a mudança de marcha era confusa, o que levava as pessoas a acionarem a ré quando queriam ir para frente ou vice-versa.

As outras cinco queixas relataram que seus carros estavam alternando entre “drive” e “reverse” espontaneamente. Esse último problema também foi mencionado algumas vezes em um Fórum da Tesla. No ano de 2022 um consumidor relatou quase ter sofrido um acidente devido à falha.

Além disso, a Tesla coleciona outras ‘inovações’ que se tornaram verdadeiros problemas para seus consumidores, como a frenagem fantasma e as janelas inquebráveis que dificultaram o resgate de Angela Chao, tanto pelos amigos, quanto pelo corpo de bombeiros do Texas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário