Câmeras em viaturas policiais identificarão carros roubados

O sistema que usará o bancos de dados da segurança pública e do Detran deve entrar em funcionamento no próximo ano

camera em viaturas
A previsão é que o sistema custe R$ 5,4 milhões por mês, incluindo a instalação das câmeras em viaturas e a tecnologia de operação (Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 25/08/2022 às 14h32

O governo de São Paulo vai instalar câmeras em 3 mil viaturas da Polícia Militar. Os equipamentos serão conectados ao sistema Detecta, que faz a leitura de placas rápida de veículos. Assim, será possível identificar carros roubados ou usados recentemente em crimes.

VEJA TAMBÉM:

A previsão é que o sistema custe R$ 5,4 milhões por mês, incluindo a instalação das câmeras em viaturas e a tecnologia de operação. Atualmente, o sistema Detecta conta com 8,4 mil leitores de placas em 4,4 mil pontos do estado de São Paulo.

Os equipamentos instalados nas viaturas vão identificar veículos com registro de roubo, furto ou outro ponto de atenção e alertar os policiais. Isso é possível devido a integração das câmeras com os bancos de dados da segurança pública e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A licitação para os novos equipamentos deve ser publicada em 2 semanas e as câmeras devem entrar em funcionamento no próximo ano.

Câmeras corporais

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, também anunciou que pretende aumentar o número de policiais com câmeras corporais. Segundo ele, atualmente são 8 mil agentes que saem às ruas com o equipamento. “Estamos fazendo a ampliação desse contrato para passar de 10 mil nos próximos meses”, disse.

cameras uniformes de policiais m
Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Câmeras do detector de ruídos

Não é só o governo de São Paulo que está investindo em novas tecnologias. Nova Iorque, nos Estados Unidos, está testando um novo sistema de câmeras que além da captação visual, percebem também os ruidos provindos das estradas. Este equipamento é capaz de detectar “carros barulhentos”, como aconteceu com um cidadão local que recebeu uma notificação por este motivo.

Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube e ouça a dica do Boris sobre a “consulta pública para CNH com menos presença nas auto escolas” no Spotify ou em outras plataformas de streaming.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário