Câmeras térmicas viram truque para identificar caminhões com problema nos freios

Câmeras que detectam temperaturas ajudam equipes de fiscalização a encontrar caminhões na iminência de falhas mecânicas graves em estradas do Brasil

Câmera térmica superaquecimento caminhões
Caminhões com anomalias térmicas são parados pela fiscalização a fim de conferir situação dos freios (Foto: EPR | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 28/10/2025 às 10h00

Caminhões que perdem os freios em descidas são uma ameaça grave à segurança das rodovias. Para solucionar esse problema, entretanto, uma nova tecnologia está sendo usada nas rodovias do Paraná administradas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro.

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São as câmeras térmicas, que passaram a ser utilizadas para fiscalizar problemas de aquecimento no sistema de freios de caminhões. A iniciativa inédita vem sendo adotada em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e as polícias rodoviária.

O objetivo é identificar veículos com falhas mecânicas e retirá-los de circulação antes que causem acidentes, especialmente no trecho da Serra do Mar da BR-277, que leva ao Porto de Paranaguá, considerado crítico.

Como funciona?

A operação ocorre de maneira ágil: a câmera de alta performance analisa a temperatura dos rodados do caminhão. Se o equipamento sinalizar que um dos eixos apresenta temperatura muito baixa em relação aos demais, há um forte indício de que os freios não estão funcionando corretamente.

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Ao detectar a anomalia, equipes especializadas abordam o veículo para uma análise detalhada. O caminhão só pode seguir viagem após a comprovação do reparo e da solução do problema.

“A câmera térmica atua no combate a um dos principais problemas que registramos nas rodovias”, afirma Fernando Milléo, gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro. Segundo ele, a medida visa garantir a segurança não só do condutor do veículo de carga, “mas também de todos os usuários da rodovia”.

A implementação da tecnologia faz parte das novas diretrizes dos contratos de concessão da ANTT, que incentivam o uso de inovações para a segurança viária.

A gravidade das falhas de freio na região é evidenciada pelo uso da área de escape localizada no km 36 da BR-277. Desde que foi restaurado pela concessionária, em março de 2024, o dispositivo já foi utilizado por 15 caminhões e um ônibus, sendo que 15 dessas ocorrências tiveram a falha nos freios como causa principal. A empresa estima que mais de 100 vidas já foram salvas no local.

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