Caminhão elétrico da Mercedes vai de SP ao PR sem recarregar e bate recorde

O caminhão elétrico Mercedes eActros400 estabeleceu novo recorde de autonomia no brasil, rodando 476 km com 19,2 toneladas

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 400
Mercedes eActros 400 rodou quase 500 km levando 6.000 kg de carga útil (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 01/10/2025 às 13h00

A Mercedes-Benz acaba de estabelecer um novo recorde de autonomia no Brasil com o caminhão elétrico eActros 400. O modelo foi capaz de percorrer 476 km com apenas uma carga de bateria, saindo de São Bernardo do Campo (SP) até São José dos Pinhais (PR).

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

O caminhão ainda foi capaz de chegar ao destino final com 9% de carga restante: um feito impressionante, pois seu peso bruto total era de 19,2 toneladas, com 6,2 toneladas de carga útil. Durante o percurso, o eActros 400 manteve uma velocidade média de 60 km/h.

O recorde de autonomia e o teste em operação real

Este novo recorde supera o anterior, quando o eActros havia rodado 442 km sem parar para recarregar. Esse modelo de caminhão faz parte de uma estratégia da marca de testar EVs em operações reais, como o transporte de carga, por exemplo.

Atualmente, empresas como a Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê já utilizam o modelo em suas frotas. Além do eActros 400, outros caminhões elétricos estão disponíveis para testes e vendas no mercado brasileiro. Entre eles, a Mercedes-Benz destina o eActros 300 a cargas médias e pesadas, e foca o Fuso eCanter em cargas mais leves.

O novo recorde do eActros mostra o potencial real de um caminhão elétrico para as frotas interestaduais no Brasil, com suas dimensões continentais. O feito do caminhão da Mercedes ajuda a mostrar que uma frota eletrificada pode ser o caminho para o futuro mais sustentável do setor, acredita a marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodolfo 1 de outubro de 2025

60 km/h de média é uma piada… de carro os caminhoneiros não deixam a gente fazer isso. devia andar o limite permitido das vias.
Rod. Presd. Castelo Branco (BR 374) carros é 120 km/h e caminhões 90 km/h na maior parte do trecho São Paulo a Ourinhos/SP.
Este final de semana um caminhão me empurrou na Rodovia Ayrton Senna (SP-070) a 120 km/h na faixa da esquerda, então acelerei até 130 km/h até sumir do mapa!

Avatar
Deixe um comentário