Caminhão Ford movido a turbinas é localizado 40 anos após desaparecer
Apresentado pela Ford em 1964 e descartado por Henry Ford II, modelo estava desaparecido desde o início da década de 80
Apresentado pela Ford em 1964 e descartado por Henry Ford II, modelo estava desaparecido desde o início da década de 80
O Ford ‘Big Red’, um semi-caminhão com turbinas movidas a gás, foi apresentado pela empresa norte-americana em 1964 na Feira Mundial de Nova York, junto do Mustang. O pesado tem três metros de altura, aproximadamente 30 metros de comprimento e movido pelo motor de quase 600 cv de potência.
Na época, o protótipo era funcional e agradava ao público por conta da inovação de seu motor ser praticamente um ‘experimento lunar’, com turbina a gás. Entretanto, o caminhão da Ford foi desativado após seus desenvolvedores perceberem que a tecnologia não era viável.
Após ser descontinuado, o caminhão Big Red passou por vários proprietários até simplesmente desaparecer no início dos anos 1980. A própria Ford não fazia ideia do paradeiro de seu caminhão movido com turbinas a gás. Várias pessoas tentaram achar o exemplar, mas a busca perdurou por anos. Até que os entusiastas do site The Drive acertaram ‘na mosca’.
O The Drive explicou que o dono do caminhão Big Red da Ford insistiu em permanecer anônimo por questões de privacidade. Tanto a identidade quanto a localização atual do exemplar foram revelados. Mas o site confirmou a veracidade da ‘descoberta histórica’.
VEJA TAMBÉM
A explicação de Holman-Moody, ultimo proprietário público do caminhão Ford Big Red, se sustenta sobre a Lei norte-americana do Ar Limpo, de 1970, para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera. Holman-Moody, era a antiga equipe de corrida patrocinada pela fábrica da Ford e foi desativada justamente por não atender a essa norma.
Foto: The Drive | Reprodução
Assim, a Ford ordenou que seus caminhões de eventos na Califórnia fossem destruídos.
Ao The Drive, Moody disse que recebeu uma carta (e que afirma ainda possuir) de Henry Ford II com os dizeres: “Tudo em sua posse é seu para usar como achar melhor.” O caminhão Big Red ainda estava nas instalações da empresa na Califórnia, e a Ford voltou a procurá-lo.
“Quando eles ligaram para dizer “Ok, arranjamos um reboque para pegar o Big Red; meu pai recebeu aquela carta”, disse Holman. “E depois de Henry ter sido tão rude e desagradável, ele disse à Ford: Caia fora, o Big Red é nosso – nessas palavras.”
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Achei que iriam ter uma reportagem sobre o caminhão agora com o proprietário e fotos.
Agradeço a todos aqueles que implantaram a ChurrasKing por proporcionar o uso de material eficiente e renovável com a elaboração das facas. Para aqueles que as possuirem, terão o prazer de usar, com eficaz conceito de facas super amoladas com cortes precisos.
Este saite e mentiroso pós comprei umas camisas e paguei até hj pra receber
Isso e incrível mano eu comprei um Escort europeu 93 top super destruído botei pra funciona ao desmontar pra lavar encontrei um pacote amarrado junto a lata interior carro abri e uma surpresa 4.000 em notas de 100 ??? ao conferir desconfiei que todas as notas tinham o mesmo número de série ?????? traduzindo achei notas falsas a solução foi trocar umas no banco
Estava qui no Brasil
Gostaria de saber que fim levou o BIG RED? Posso saber?
Gostaria de saber que fim levou o BIG RED? É POSSÍVEL?
Achei muito lindo , a história da Ford sobre esse caminhão , se eles tivessem evoluído esse caminhão , hj em dia seria mais uma opção de combustível ecológico , uma pena q a Ford caminhões desleixou aq no Brasil , sou nascido e criado em cima de um F 600 gasolina , sou motorista bitranzeiro d câmara frigorífica
Nada se compara a raridade que eu tenho guardado por gerações, os cabelos de Sansão que foram cortados por Dalila.
Isso é nada perto do que tenho guardado
A sete cheves
ESPELHO DA KLEOPATRA
Peça arqueológica encontrada nas ruinas egípcias
Segredo de estado!!!
E pois eu tenho a verdadeira espada de Pedro primeiro quando veio só Brasil esse caminhão perto da espada e fichinha
Então vc gosta de espada! Kkkkk
Se ele gosta de espada ele e gilete
Um exemplar lindo elegante e muito útil, pena que os interesses estão acima de tudo.
O cara ganha de presente e querem pegar de volta? Tá de brincadeira, né? Kkkkkkkk
Se eu fosse ele falaria assim. “Quer de volta? Dê seu preço. Se me agradar, eu vendo. Senão, pode cair fora.”
O mesmo vai acontecer com petróleo tantos carros já foram produzidos se uso de petrolio mas sempre arrumam um jeito de consumir com ele
O povo é controlado quer queira ou não. Máquinas e equipamentos de auto sustentabilidade existem a anos.movido a água, hidrogênio,ar e vários outros meios.energia sem fio. Baterias de alta produtividade.mas isso não dá lucro e nem poder a quem controla o mundo.a máquina fotográfica digital foi inventada na mesma época e só veio ao público nos anos 2000.
Tens razão ☝?☝?☝?
Verdade
Isso só aí acabar qdo faltar petróleo para o aquecimento das casas , até lá qto mais consumimos melhor para aqueles que vivem disso.
Com certeza o Big Red é a inspiração para a criação do Mamute da série animada Speed Race
Realmente lembra um pouco sim rsrsrsrs…
Nossa. Quando bati o olho associei imediatamente. Até a coe é a mesma
Isso nos mostra que o petróleo que mandava no planeta e manda ainda…
Está reportagem serve de alerta, para que toda sociedade brasileira fiquem mais antenada, nas atitudes dos bons samaritanos bilionários pelos quatro cantos do planeta. Fiquem ligados.
Pessoal essa matéria serviu pra nós despertar e cada um de nós
Procurar nos bairros,cidades,países.
Onde moramos!!
E finalizarmos essa matéria
A história e que o caminhão foi achado ,. Mas continua escondido??
Adorei essa história, também tenho uma jóia de 160 anos mais não posso falar Deixarei para os netos ou bisnetos descobrirem e aí entrarei para história. Se ainda houver kkk
Vou acreditar, só pôr que hoje é primeiro de abril
Esse caminhão me lembrou muito o caminhão “MAMUTE” do desenho speed racer,bom tempos e ótimas lembranças
Adorei, às vezes temos de tomar decisões que são nossas e é dessa forma que mantemos a história viva, agusando cada vez mais o interesse dos outros.
Esse é o tipo de matéria com gosto de quero mais
Meus parabéns
Isso é motivo pra colocar fogo ? no parquinho.
Pesquisando no Google, contatei que o autor da matéria, chamado de estagiário por muitos nos comentários, e também clicando em;
É muito bom um veículo dessa grandeza, mas há muito espaço para carga e pouco espaço para quem conduz a carga. Minha sujestão é ter um espaço melhor pra o condutor também. Tenho ideias pra inovar a frota de veículos de carga.
É só o dono trazer no chapadões do meu bairro. O seu ze transformá tudo. A última dele foi ter feito uma lock up de um marea
Fez um carro bomba
Quando terá o inicio da matéria.
Vende no olx, desapega, kkk, sabe de nada inocente, ja venderam ate a nave invisivel da mulher maravilha… Pena que era invisivel e ninguem viu… Kkkk
Também achei confuso o texto! Só entendi que ele foi vendido e o Ford II , não sabia que ele fora vendido!
Ué estagiário não serve escreve você sabe tudo!!!?
“De volta para o futuro”
O que ele nos troxe de bom?
Vai melhorar ou piorar?
Daniel 2:44
Educação paulo freire mostrando para o que veio.
Logico que nao entendi nada, a materia foi escrita por um Estagiario.
Exatamente. Se foi estagiário, houve falha do supervisor que não reviu a matéria. Muito confuso o texto.
Parece o carro mamute da série speed racer.
Bela observação Paulo Henrique, no episódio de 2 partes a equipe cobra criou o Mamute feito todo de ouro para esconder o roubo e levá-lo para outro país.
Um salve aqui de Embu das Artes, grande São Paulo.
Bem lembrado parceiro
É da mesma época
Mas o mamuti era de ourokkk
Verdadeeeee! Eu lembrei dele!!!
rsssssss…certo carro mamute… verdade…voltei no tempo agora
Na Verdade não entendi nada, deste assunto pelo o que está escrito , quando pensei que iria entender o assunto parou no meio do caminho.
Logico, foi um estagiario que fez a materia.
A tecnologia de ponta exige investimento e depois lucro, na época não se vislumbrou retorno financeiro, ai simplesmente destrói a invenção, no Brasil, o Sr Gurgel também criou o primeiro carro a gás.
Que legal quando comecei a ler achei que estava entendendo nada no final eu entendi que nada tinha entendido.
Kkkkkkkk sou seu fã
Os trechos em vermelho levam para as matérias completas quem quiser se aprofundar é só clicar em cima !!!
Então estou lendo uma matéria e tenho que ficar clicando em trechos pra ver a matéria ??
Gostei da Materia LEI AMERICANA DO AR LIMPO!RSRSRS
Que reportagem mal escrita, provavelmente foi o estagiário quem redigiu. As redes sociais estão emburrecendo as pessoas.
Opa… legal a informação mas ela está um tanto “capenga”. Quem sabe não vem uma continuação e dai fica mais completa.
Falou, falou e não falou nada, como pode contar uma história assim, melhor nem contar…
Concordo, ficou muito incompleta essa matéria, p mim ainda não localizaram.
Cresci ouvindo falar que os carros da FORD eram muito bons, porém, suas peças e manutenção tinham um custo elevado, por isso tinham seu valor de revenda desvalorizados, hoje tenho um Ford giesta Hatch 2010 e estou muito satisfeito.
Ford, nunca mais
Parabéns pela matéria , muito esclarecedor
Lamentável dois formados (duas pessoas duas cabeças) e deixar publicar uma história tão marcante contada e publicada dessa forma. Acho que por isso a Ford foi embora rsrsrs.
Estória muito mal redigida
Concordo!
Estória, não existe …kkkk
Existir, exsite, no entanto a ABL decidiu usar história para os dois sentidos por motivos da palavra em questão ser considerada arcaísmo. A pior crítica é do ignorante que nada saber.
Kssjksjs
Acho que esse foi o primeiro 9 eixos da história! Rsrsrsrs…
Nunca tive Ford e nem vou ter..
Nada pessoal, mais não curto a Ford e nem a Fiat..
E se eles foram embora , motivos teve, exp a política do Brasil..
Agora quem tem Ford independente da marca infelizmente terá prejuízo.
Mais o parcelo vai abraçar essa causa de algumas peças … Forte abraços a todos
Tenho 48 anos estava sem carro a 5 comprei um fiesta1.6 completo 2009 com 80.000km estou muito feliz com o carro,mas a Ford se foi ,e futuramente terei que desfazer do carro
E o que eu tenho a ver com isso??
O carro mamute da série speed racer
Esse caminhão era igual ao desenho do speed Race carro mamute, ou melhor caminhão mamute.
No Brasil nos dias de hoje a FORD simplesmente fecha as portas…sem dúvida já foi referência em construir caminhões com Alta tecnologia…no passado e nos dias atuais… é uma pena ver isso acontecer com uma empresa desse porte…
Coitada Ford, coitado do Brasil com esses políticos corruptos e um presidente lunático.
Gostei do comentário eu não sabia que a Ford foi a primeira fábrica prodruzir o primeiro carro gaz que hoje. Roda nas ruas do mundo todo
Seria um consumo de gastos também.
Boa noite, preciso de um contato pra poder falar sobre as fresas e cabeçotes de videa.
FIKEI RINDO MEU MARIDO SO GOSTA DA FORD,E CERTO DIA MEU FILHO FALOU;painho quando o SENHOR tiver em cadeiras de roda,IREI PEDIR A FABRICA DA FORD PRA FAZER SUA CADEIRA E POR FORD,FORD NA FRENTE,FORD DE KADO, FORD NAS COSTA.ELE CHOROU OQ FECHAR NO BRASIL A REVENDA PQ UMA VEZ FORD,SEMPRE FORD.MELHOR NAO HA.LAMENTAVEL PERDEMOS.
Coisas boas nó Brasil é proibido
Uma coisa é certa,ele é muito bonito
Hoje provavelmente seria o sonho de consumo de muitos caminhoneiros.
Isso na verdade mostra a capacidade de uma empresa, em desenvolver uma máquina a frente das outras, porém perceber q não era o momento para isso
Mts nem entenderam o desenvolvimento dessa grande empresa no meio automobilismo
Assistam o vídeo, e vejam as tecnologias empregadas na época. Muito esclarecedor o vídeo. Não sabem inglês, Coloquem no tradutor Google.
Thank you ?
Ao invés de ajudar o “estagiário”,por estar ainda no começo da carreira,as pessoas só criticam.
Vcs q criticam ,não tiveram um começo não,nunca fizem nenhuma cagada ou escreveram nada errado ou com sentido duvidoso.
Leiam a matéria e se tiverem dúvidas ,o Google está aí pra isso,ele já fez o favor de informar q tem a relíquia por aí !!
Se quiserem saber mais,o pai dos burros ” Google” está a disposição de todos cambada!!
Concordo plenamente, esses ignorantes d hj em dia sequer sabem escrever mas sabem julgar alguém q por mais q não tenha experiência “Tem força d vontade”
Nos trouxe uma matéria q 99% das pessoas daq não sabiam.
Matéria essa q achei muito interessante
Parabéns pela sua atitude em defender
E parabéns tbm ao autor dessa matéria….
Óbvio, como hoje, as dificuldades para que uma inovação vá adiante, principalmente se afetar o bolso, ou melhor as vendas dos mega ricos, aí eles mandam colocar fogo até no planeta e precisar. No caso do caminhão, naquela época, isolaram a ideia, imagina, caminhão a gaz, com turbinas, putz… Para tudo… kkkkk.
é chamada de turbina a gás, mas na verdade é movido pelos gases oriundos da queima de querosene ou outro combustível (podendo ser inclusive o diesel), essa turbina (também chamada de motor) é leve, desenvolve grandes potências, mas tem consumo elevado, e sua eficiência é normalmente acima dos 80% da potência
Muito bom o que nos foi revelado,pra época atualfoi um achado impressionante,parabéns.
Vai no desenho do SPD race igual mamute quem já viu esse desenho vai lembrar
Perfeito e que memória parabens
Foi a primeira coisa q percebi qd vi a imagem do caminhão. Eu era muito fã do speed racer… A semelhança e enorme.
Verdade.
Uma ótima matéria, muito interessante,gosto dessas matérias que apresentam essas coisas mais antigas, parabéns.
Eu achei uma grande reportagem
Prova q a ford nao e isso q veem ai.Mas uma maquina dessa nao podia dar certo em 64 por ser movido a gaz um motor de 600 cv mas seria hoje o maior veic a gaz teria chance sim de ser um premio para a marca q sempre teve caminhoes confiaveis mas nao para pesados
Marcos se pouso Alegre MG isso é tecnológica histórica até para os dias de hoje no mundo das estradas teria q ser desenvolvida nos dias de hoje com esse aquecimento global poderia ser uma solução parabéns pela matéria
Meio confuso essa matéria,mais já imaginei eu acelerando esse carrão
Ufa! Verdade. Achei que só eu tinha ficado confusa com essa matéria, li umas três vezes para tentar entender…rsrsrs
Este caminhão e o sonho que gostaria de poder realizar que a Ford nada ele pra mim ele seria minha casa minha vida
Gostei mais da imagem do que o a escrita,poderiam fazermelhor com o conteudo que tem em mãos.mas está valendo.
Olha, tive que ir prao Google pra saber a história certa, que bagunça.
Parece que foi traduzida do chinês para o português
Nossa eu achando que eu estava tendo dificuldades pra entender, cheguei a ler a matéria 3 vezes, aí depois vejo nos comentários que a matéria foi mau escrita mesmo kkkkkkk por favor
Parabéns , boa matéria muito bem elaborada tem que correr atrás mesmo essas relíquias são histórias de um passado se crescimento e aprendizado , parabenizo também ao pessoal do site the drive ?
Matéria sem acréscimo nenhum.
Proprietário pediu anonimato mas foi tudo revelado?
Não entendi nada.
Reportagem mal-escrita. Diz-se que o sujeito que escreveu está sob supervisão. Pois bem, supervisor, poderia ler e melhorar a escrita, por favor?
Parece com o Caminhão Mamute do episodio do speed racer!
B O I C O T E a tudo que é da Ford
Péssima Matéria!!!….Não Entendi Nada..!!!
Desculpe minha ignorância, mais só que acho que essa história merecia estar melhor explicada ?? O assunto e interessante mais o desenrolar dele ficou confuso demais.
60 anos adiantado a scania e outros a ford foi una visionaria do futuro desde os comenzos so que náo aproveito .
Matéria bem clara foi construído viu que não ia colar e estava nas dependências da empresa até o momento mas claro que isso só se desenhar….
Quanta gente ignorante juntos, é só ler a matéria direto que vão entender, como disse o amigo Sérgio, melhor que isso só se desenhar
Mas se considerarmos as normas da Língua Portuguesa, a matéria foi mal escrita sim. Confusa, não teve sequência, passa de uma informação para outra.
Não compreendi???
Meu Deus! Tem que demitir o animal que escreveu essa reportagem. Que salada de frutas, fez uma bagunça nas informações. Fez EJA, só pode.
Difícil entender o que aconteceu. Matéria muito confusa. Parece que o supervisor não revisou a matéria. Espero que não.
Se acharam cade a foto atual?
Que matéria mal escrita. Perdeu a oportunidade de escrever uma boa história.
Pode-se ler qualquer parágrafo em qualquer ordem que faz o mesmo sentido de se ler continuamente.
Estagiário é estagiário, o erro é do supervisor que não o orientou e não fez a revisão. Mas se fez a revisão, então o supervisor é ainda pior que o estagiário.
Queria saber onde o jornalista fez sua graduação ou se fez.
Nessa faculdade eu não vou estudar.
Provavelmente deve ser faculdade padrão Paulo Freire ou Pronatec…
Me faz lembrar do desenho Speedy racer , epsodio do carro mamute igual a esse treen ai
Pensei a mesma coisa.
Pensei a mesma coisa. Somos grupo de risco!!!!
Entendi foi nada, que Materia Confusa e mal escrita, cadê o supervisor do estagiário que não revisou esse texto, informações desconexas e sem compromisso com uma informação de qualidade.
Exatamente!!!
Verdade
“Tanto a identidade quanto a localização atual do exemplar foram revelados. Mas o site confirmou a veracidade da ‘descoberta histórica’.” Se a primeira frase diz algo positivo, por que o “mas” na segunda frase, para fazer um complemento que tem o mesmo sentido?
“Tanto a identidade quanto a localização atual do exemplar foram revelados, e o site confirmou a veracidade da ‘descoberta histórica'”. – Seria assim…
Que matéria confusa. Se o caminho é de terceiros então essa frase: “nem a Ford sabia do paradeiro de seu caminhão…”, não existe. Até agora não sei se o caminhão foi destruído, se o cara brigou com o Henry, ou se o Henry liberou ele pra fazer o que quisesse com o caminhão.
Ao que parece foi só isso que o dono permitiu sabermos, mas para breve poderia m fazer uma matéria robusta sobre o caminhão.
Eita matéria meia boca sobre um assunto tão importante e legal! Típico…
Boa noite Guilherme,
Aguardando uma matéria melhor enviada por você!
Sou de São Paulo, éa mesma intenção que teve os órgãos políticos entre grandes empresas que não deixavam o metrô circular entre os aeroportos ditando um o de Guarulhos,que na atualidade está fluindo nos dias atuais,,,,
Também achei estranha, afinal onde está o caminhão? Ainda funciona?