Caminhão a jato explode em apresentação nos Estados Unidos

Acidente aconteceu durante uma exibição no aeroporto de Battle Creek; Chris Darnell que pilotava o caminhão a jato morreu na hora

shockwave tg4 foto fast action photo 2020 denis currier
Caminhão tinha três motores a jato e chegava ao 605 km/h (Foto: Fast Action Photo 2020 | Denis Currier)
Por AutoPapo
Publicado em 04/07/2022 às 16h15

Chris Darnell perdeu a vida no último sábado durante um evento em Battle Creek, nos Estados Unidos, após seu caminhão movido a jato explodir durante uma apresentação.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Darnell fazia parte de uma das atrações do espetáculo Shockwave Jet Truck, em um show que consistia em uma corrida entre o caminhão movido a jato e aviões, na pista do aeroporto da cidade.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com pessoas que estavam acompanhando o evento no local, a explosão aconteceu pouco antes do Shockwave acionar seu paraquedas para reduzir a velocidade.

Ainda não se sabe ao certo o que causou a explosão, e a causa do acidente está sendo investigada. A atração tinha alguns dispositivos pirotécnicos e explosões planejadas. No entanto, ainda não é possível cravar se essa foi a causa do incidente.

Após a morte de Chris a programação do evento foi cancelada.

Shockwave, o caminhão a jato

Construído em 1984 por “Les Shockey”, o Shockwave usa como base um Peterbilt e três motores a jato Pratt & Whitney J34-48, mesmo motor do jato T-2 Buckeye. Cada propulsor consegue gerar 12 mil cavalos de potência com sistema de pós-combustão.

Com essa insanidade de potência, o Shockwave é o detentor do recorde de velocidade de um caminhão a jato, marcando incríveis 605 Km/h, sendo mais rápido que um Bugatti Veyron.

É claro que para chegar a essa incrível velocidade, o Shockwave precisa beber, e ele em um simples arrancadão pode usar até 600 litros de JET-A1 (combustível de aviação), o tanque de combustível tem capacidade para 720 litros.

Em 2021 o Shockwave recebeu uma nova pintura especial chamada de TOP GUN Edition – uma homenagem às forças armadas americanas. Além da pintura, o modelo conta com metralhadoras e um míssil em alusão a um jato de combate.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário