Após 10 anos, Apple desiste de fabricar seu carro inteligente para se dedicar ao desenvolvimento de soluções de IA
Enquanto Google, Samsung e OpenAI já concorrem no segmento de inteligência artificial, a Apple se dedicou em atualizar sua gama de produtos e lançar o futurista Vision Pro. Agora, ela decidiu abrir mãos de um de seus projetos audaciosos para recuperar o tempo perdido no nicho de IA.
VEJA TAMBÉM:
A Apple arquivou o projeto de seu carro elétrico. A informação veio da rede Bloomberg. Segundo o canal aproximadamente 2 mil funcionários da Apple foram avisados da mudança de planos e serão realocados no desenvolvimento de inteligência artificial generativa.
O Google já oferece esse tipo de ferramenta em seu buscador, capaz de responder à duvida do usuário e não apenas indicar links de pesquisa. No entanto, parte do time é composta por profissionais dos segmento automotivo e não sabem se serão realocados para outros setores ou se serão dispensados.
A Apple sonha com um seu carro elétrico há uma década. Em 2014 ela deu início ao desenvolvimento de um automóvel inovador, que combinaria funcionalidades conectadas e motorização elétrica.
Hoje, o Apple Car não traria nada de novo, uma vez que há centenas de carros elétricos com recursos modernos de conectividade. Além disso, o Projeto Titan, nome interno do carro da maçã despertou o interesse de concorrentes do setor de eletrônica.
A chinesa Xiaomi que concorre com a Apple no segmento de celulares lançou seu sedã elétrico SU7 no final de 2023. O sedã, que a marca quer rivalizar com Tesla Model S e Porsche Taycan, não foi a primeira aposta da marca no setor automotivo. Em 2019, ela se aliou a fabricante chinesa Bestune.
A Sony também entrou na jogada e apresentou há um ano o Afeela, na CES 2023. A japonesa garante que o carro chega ao mercado norte-americano em 2026.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |