Eletricidade está mais cara que gasolina, reclamam dono de carros elétricos

O relatório da JD Power revela que a confiabilidade dos carregadores de EVs melhorou, mas custos e falhas de pagamento ainda geram insatisfação

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A confiabilidade dos carregadores de carros elétricos melhorou, os desafios agora são outros (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Publicado em 02/09/2025 às 06h00

Um relatório divulgado pela JD Power mostra que, em 2025, para os motoristas dos EUA, carregar seus veículos elétricos está se tornando uma tarefa menos problemática. Apesar de alguns analistas apontarem desafios econômicos nesse setor, os dados revelam que a confiabilidade dos carregadores cresceu. Essa melhora pode estar, em parte, associada à expansão das redes privadas e à colaboração entre as montadoras e as operadoras de recarga.

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Desafios que os motoristas ainda enfrentam

Mesmo com os avanços, os motoristas ainda enfrentam problemas significativos relacionados a custos e pagamentos. As principais queixas estão ligadas ao preço elevado das recargas em comparação ao abastecimento tradicional.

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Para muitos consumidores, “abastecer” o carro elétrico se tornou caro demais em relação à gasolina (Foto: Ionity | Divulgação)

Além disso, ainda existem queixas em relação a falhas no processo de pagamento, que geram frustração e diminuem a satisfação geral do público. Entretanto, um ponto positivo destacado pelo relatório é a redução de falhas durante o processo de carregamento. Um menor número de motoristas tem relatado situações em que chegam aos postos e não conseguem efetuar o carregamento de seu veículo.

Essa melhora na taxa de sucesso de recargas ajuda a reforçar a ideia de que o setor está encontrando soluções melhores para resolver seus problemas técnicos e operacionais.

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Tesla como referencial para a concorrência

O governo federal americano reduziu o investimento no programa NEVI (Infraestrutura Nacional para Veículos Elétricos). Mesmo assim, governos locais e estaduais assumiram parte da responsabilidade de manter o projeto vivo.

A rede Supercharger, da Tesla, se mantém como o padrão a ser seguido quando falamos de carregamento rápido nos EUA. Por ter sido criada exclusivamente para os modelos da empresa, seu percentual de eficiência aumenta.

Mesmo assim, redes de montadoras (como a Mercedes-Benz Charging Network, Rivian Adventure Network e Ford Charge) já estão apresentando níveis de satisfação equivalentes aos da empresa de Elon Musk.

Embora os custos de recarga e os problemas de pagamento persistam entre os pontos de reclamação, a melhoria na confiabilidade dos carregadores mostra que o setor está caminhando para mudanças.

É esperado que as montadoras e as operadoras ampliem suas redes próprias, dependendo menos das abertas a múltiplas marcas, o que, por consequência, deve aumentar sua eficácia.

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