Carro elétrico e a gasolina: preços não serão iguais tão cedo, diz Mercedes

Apesar do avanço da tecnologia, preço de produção das baterias para o carro elétrico ainda é alto, o que torna a produção ainda mais cara

EQC 400, SUV elétrico da Mercedes
EQC 400, SUV elétrico da Mercedes (Foto: Mercedes | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 05/04/2022 às 13h04

As fabricantes estão voltando as suas atenções para a produção do carro elétrico e muitas delas têm planos de zerar a emissão de carbono na Europa nos próximos anos. O setor automotivo tem apostado que o futuro é do veículo é a bateria e, por isso, está investido bilhões na eletrificação de suas operações.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Apesar de ser mais econômico, o carro elétrico é algumas vezes mais caro do que o a combustão e nem todo mundo tem condição de fazer um investimento inicial tão alto para comprar um automóvel — no Brasil que o diga. Em países europeus e nos Estados Unidos esses modelos são mais acessíveis mas, ainda assim, a disparidade no preço é notória.

VEJA TAMBÉM:

Por mais que essa tecnologia esteja avançado e os preços estão, de fato, abaixando, a Mercedes acredita que essa diferença deve continuar por alguns anos. O executivo da marca alemã Markus Schäfer, relatou ao Road & Track que mesmo as montadoras mais experientes no ramo sabem que a tecnologia e economia atual das baterias não são capazes de fornecer uma solução equiparada, em termos de preço, com um veículo de motor a combustão.

Chegando a um preço de bateria de US$ 50 por quilowatt, o que levaria a uma base de custo comparável a um ICE, eu diria que isso está muito longe. Não vejo isso com a química que temos hoje.”

Preço da bateria dos carros elétricos reduziu muito na última década

De acordo com o Bloombergos pacotes de íons de lítio custavam US$ 1.100 (aproximadamente R$ 5 mil na cotação atual) por quilowatt-hora em 2010. Hoje, a média de preço é de US$ 137 (R$ 634), uma queda de 89%.

O referido portal diz que até o ano que vem, o preço médio das baterias de carros elétricos devem atingir US$ 100 por kWh. E mesmo que a Mercedes consiga, eventualmente, comprar as peças por esse preço – visto que esse não é um valor acordado por todas as empresas de pesquisa financeira – ainda é mais que o dobro do que o fabricante considera parelho ao custo dos motores de combustão interna.

Segundo Schäfer, dois fatores em jogo: o custo para minerar as matérias-primas e o aumento global da demanda de carros elétricos. Esse segundo fator ainda influencia na atual escassez de lítio no mundo.

Ademais, o custo de quase tudo continua a aumentar, e a demanda por matérias-primas usadas na fabricação de baterias também está subindo junto com a produção de veículos elétricos, o que piora ainda mais a situação.

Como é dirigir um carro elétrico pela primeira vez? O AutoPapo mostra como foi essa experiência.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário