Carro da Sony é processado nos EUA antes de começar as vendas

O novo carro elétrico da Sony Honda Mobility, o Afeela 1, enfrenta um processo judicial na Califórnia por causa de seu modelo de vendas diretas

Afeela 1
O modelo será vendido diretamente ao consumidor, sem a participação das concessionárias (Foto: Sony | Divulgação )
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 09/09/2025 às 09h00

A Sony Honda Mobility, uma joint venture que une a tradição da Honda com a inovação da Sony, está no meio de um embate judicial. Concessionárias na Califórnia entraram com um processo contra a empresa por adotar um modelo de vendas diretas ao consumidor, ignorando assim a rede de lojas tradicionais.

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O processo judicia

A California New Car Dealers Association (CNCDA) entrou com uma ação judicial contra a joint venture. O principal motivo dessa disputa é o modelo de vendas do carro Afeela 1. A Sony Honda Mobility tem planos de comercializar o veículo online, sem a participação das concessionárias. Segundo a associação, essa estratégia ameaça a sobrevivência das 161 concessionárias da Honda e Acura, que atuam no mercado.

A acusação afirma no processo que:

  • Elas foram parceiras essenciais na construção da credibilidade da marca ao longo das décadas;
  • A venda direta retira dos clientes o suporte técnico e a transparência de preços;
  • Existem preocupações sobre a falta de transparência e o suporte no pós-venda.

A estratégia da Sony Honda Mobility

A Sony Honda Mobility criará estúdios temporários de demonstração na Califórnia. Nesses espaços, os consumidores poderão conhecer os carros. A empresa posicionará o Afeela 1 no segmento de luxo, com preços entre US$ 89.900 (R$ 485.460) e US$ 102.900 (R$ 555.660).

Para a Sony Honda Mobility, o processo pode atrasar e limitar a entrada do Afeela no mercado norte-americano. Já para as concessionárias, a ação é uma forma de garantir que seu papel no setor automobilístico não se perca.

Essa briga de modelos de negócio não é novidade no mercado. A Volkswagen, por exemplo, enfrentou um processo semelhante com a sua nova marca, a Scout Motors, pelo mesmo motivo.

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