Carro acelera com homem pendurado pela janela no RJ; o que diz a lei?

Ao tentar fugir por medo de que o homem pendurado fosse assaltá-lo, motorista acabou cometendo uma infração de trânsito grave

homem de bermuda pendurado em Honda Fit em movimento (1)
Caso é semelhante ao do 'patriota do caminhão' que ficou famosso em 2022 (Foto: Reprodução | TV Globo)
Por Julia Vargas
Publicado em 26/07/2024 às 13h02

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem pendurado na janela de um carro que circulava na Avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na quarta-feira (24) e está sendo investigado pela polícia.

Nas imagens divulgadas, o carro percorre a avenida sem outros veículos próximos, enquanto um homem segura no vidro da janela do motorista. O indivíduo está com as pernas no ar e em alguns momentos chega até a apoiá-las no retrovisor.

VEJA TAMBÉM:

Testemunhas que viram o ocorrido afirmaram que o homem que ficou pendurado tentou pegar o celular do motorista enquanto ele estava parado no sinal, mas ficou preso pelo vidro e acabou sendo arrastado. O motorista Rafael Queiroz de 27 anos entrou em contato com o G1 para explicar sua versão.

O condutor afirma que se assustou ao perceber um vulto indo na direção do veículo e tentou fechar a janela, mas a mão do homem ficou presa. Rafael estava com a família no carro, incluindo sua filha de 3 anos, e disse que sua reação foi acelerar ao ter pensado que sofreria um assalto.

Depois de percorrer uma certa distância, Rafael disse que desacelerou o carro e abriu a janela para que o homem não caísse e se machucasse. Após o ocorrido, o motorista levou a família para casa e não procurou a polícia.

Esse caso se assemelha muito ao meme do patriota do caminhão que foi amplamente difundido após as eleições de 2022. Assim como o motorista do caminhão que dirigiu com o patriota na frente do veículo, Rafael Queiroz também cometeu uma infração de trânsito.

O que a lei prevê sobre essa situção?

Nesse caso da suposta tentativa de assalto, o motorista poderia ser multado, pois está cometendo uma infração prevista pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB):

É proibido conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados.”

Infração: grave (5 pontos)
Valor: R$ 195,23
Medida administrativa: retenção do veículo para transbordo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 28 de julho de 2024

Como sempre sua organização defendendo bandidos. “Suposto assalto”, voces falam. E ainda querem mostrar que o motorista cometeu “infração grave”(na verdade não cometeu). Nem vou falar para vocês estudarem o assunto antes de fazerem uma publicação, já que quando defendem criminosos o fazem de má fé.

Avatar
Tiburtino Lacerda 27 de julho de 2024

O motorista desse carro, que circulou com um bandido preso na porta, deveria ter esfregado o veículo fortemente no primeiro poste que encontrasse. Só assim, se livraria do parasita!

Avatar
Deixe um comentário