Governo reduzirá em quase 11% impostos sobre carro popular

Geraldo Alkmin anuncia plano para baratear preço do carro popular com redução de tributos como IPI e PIS/Cofins

Carro popular teve baixa de 10,8% nos preços
Versão de entrada do Mobi pode cair para menos de R$ 62 mil (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 25/05/2023 às 13h07
Atualizado em 26/05/2023 às 12h15

O governo federal apresentou seu plano para baratear o preço do carro popular zero no Brasil, nesta quinta-feira (25). De acordo com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) o pacote irá reduzir a carga tributária (IPI e PIS/Cofins) de automóveis até R$ 120 mil.

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No entanto, ainda serão anunciadas as faixas de desconto, que podem reduzir de 1,5% a 10,96% o preço. Ainda segundo o governo, os descontos maiores serão destinados aos carros mais baratos.

A indústria automobilística, mais especificamente, passa por dificuldades, uma queda de vendas, porque sempre 70% – quase – do veículo era financiado. Hoje é ao contrário, 70% é a vista. Então quem não tem dinheiro para comprar a vista acaba não adquirindo veículo e nós estamos tendo um envelhecimento da frota”, aponta Alckmin.

  • Ou seja, numa suposição com o mercado atual, modelos como Fiat Mobi e Renault Kwid, que são os carros populares mais baratos do mercado poderiam receber esse desconto mais generoso. Em tese, a dupla que tem preço inicial de R$ 68.990, caso fosse aplicado o corte de 10,96% ele teria um desconto de R$ 7.561,30.
  • Dessa forma, o preço final dos dois populares cairia para R$ 61.428,69, numa conta preliminar de padaria. Mesmo assim, um valor bem acima do que era especulado por analistas, que cravaram valores na faixa dos R$ 55 mil. No entanto, é preciso levar em conta como esse desconto será aplicado em toda cadeia produtiva, uma vez que tributos são cumulativos durante a produção de um carro.

Contrapartida da indústria

  • Assim, agora restaria a indústria apresentar sua contrapartida para conseguir reduzir ainda mais os preços e chegar no patamar abaixo dos R$ 60 mil.

Certamente serão removidos itens não obrigatórios, como equipamentos de segurança. Ao AutoPapo executivos já tinham antecipado que poderiam remover equipamentos como ar-condicionado, vidros elétricos, módulos multimídia e tudo mais que pode ser “depenado”, como calotas plásticas e até mesmo aquela tampa plástica que isola o porta-malas.

Agora resta aguardar para vermos o que de concreto esse acordo irá entregar.

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4 Comentários
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Santiago 25 de maio de 2023

R$ 60 mil não é um preço exatamente popular.
Ao contrário dos anos 90, hoje as montadoras não fazem questão de conquistar novos públicos. Agora o foco delas é apenas um certo público com maior poder aquisitivo, que paga qualquer preço que elas cobrarem (e que só conseguem cobrar aqui no Brasil).
O Governo pode sim negociar, mas com cautela pra não começar a implorar. Pois as montadoras já começam a achar que estão fazendo algum favor.

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Waslon 30 de maio de 2023

As montadoras optaram por lucrar mais vendendo menos unidades com maior valor agregado. Quem perde e quem ganha com isso?

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J.Hawk 25 de maio de 2023

“Caramba…. Vão conseguir capar ainda mais um kwid e um Mobi? Lascou!…. pneu aro 13pol… sem fiação elétrica pro radio… sem tampa interna no porta malas… luz de ré em um lado apenas… rodas jante preta de aço, sem calotas…. sem desembaçador, sem friso nas portas… dois limpadores para-brisas?nao! Um apenas ao estilo uno 1988!…. motor com injeção mono-ponto e menos cavalaria ainda… para-choque pretos…. duas portas! Nussa!” Bem isso mesmo!

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Waslon 25 de maio de 2023

Os pobres que têm R$ 60 mil vão lotar as concessionárias!

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