Carro próprio e mais: governo divulga passo-a-passo da CNH sem autoescola

Governo divulga mais detalhes de como funcionará obtenção da CNH sem autoescola; detalhes incluem uso de carro próprio e curso online via gov.br

CNH
Com mais liberdade para estudar e fazer aulas práticas, projeto prevê economia de até 80% no custo total da habilitação (Foto: Banco de Imagem)
Por Júlia Haddad
Publicado em 09/10/2025 às 19h00

O Ministério dos Transportes apresentou, com detalhe, sua proposta para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem autoescola obrigatória.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Além da possibilidade de pular as aulas teóricas e práticas, o candidato poderá até utilizar o próprio carro para a realização da prova de direção.

O objetivo da medida é ampliar o acesso à formação de condutores e aumentar a segurança no trânsito. Atualmente, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

VEJA TAMBÉM:

Como funcionará?

Os critérios para iniciar o processo continuam os mesmos: ter no mínimo 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e estar inscrito no CPF. Quem optar por realizar o curso online — cedido gratuitamente pelo governo — também precisa de uma conta gov.br.

O pedido para iniciar a habilitação poderá ser feito on-line, pelo site ou aplicativo do Detran, ou presencialmente. Todo o andamento será acompanhado pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Aulas teóricas

O curso teórico deixará de ser exclusividade das autoescolas, e o candidato não será mais obrigado a cumprir 45 horas de aula. Ele poderá escolher entre:

  • fazer um curso on-line gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes;
  • estudar em autoescolas, de forma presencial ou a distância;
  • recorrer a escolas públicas de trânsito ou outras instituições credenciadas.

A prova teórica poderá ser realizada presencialmente ou on-line, com exigência mínima de 70% de acertos.

Exame médico e biometria

Após o curso teórico, o candidato deverá realizar a coleta biométrica no Detran, procedimento obrigatório para todas as etapas seguintes. As avaliações médica e psicológica continuam obrigatórias e devem ser feitas em clínicas credenciadas.

Aulas práticas

Outra mudança significativa é a retirada da carga horária mínima de 20 horas de aula prática.

O candidato poderá optar por fazer as aulas em autoescolas ou contratar um instrutor credenciado pelo Detran, utilizando o próprio veículo ou o do instrutor.

Já a prova prática seguirá o modelo atual, com pontuação inicial de 100 pontos, o candidato é aprovado se terminar com no mínimo 90.

Recebendo a CNH

Após aprovação, o motorista receberá automaticamente a Permissão para Dirigir (PPD), válida por um ano. Se não cometer infrações graves, gravíssimas ou reincidir em médias, o sistema emitirá automaticamente a CNH definitiva.

Com a flexibilização das etapas e a ampliação das opções de formação, a expectativa do governo é que o custo total para tirar a CNH seja reduzido em até 80%, tornando o processo mais acessível e menos burocrático.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário