Carro transparente da GM é leiloado por R$ 1,6 milhão

Em 1939, a GM lançou o Pontiac Ghost Car, um carro transparente feito de acrílico que permite visualizar cada componente interno do carro

Pontiac Deluxe Six “Ghost Car”
Pontiac Ghost Car, o carro transparente da GM feito com Plexiglas, exposto na Feira Mundial de 1939 (Foto: Aaron Summerfield, RM Auctions | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 30/07/2025 às 11h00

Em 1939, a General Motors decidiu surpreender o público com uma criação nunca vista antes: um carro totalmente transparente. A Pontiac nomeou o modelo como Deluxe Six “Ghost Car” e o apresentou na Feira Mundial de Nova York.

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A marca criou esse protótipo como o primeiro veículo funcional feito com Plexiglas, um acrílico especial considerado revolucionário na época.

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O design inovador do Ghost Car

A estrutura transparente permitia visualizar cada componente interno do carro, desde parafusos até os sistemas mecânicos. Além disso, o Plexiglas, fornecido pela empresa química Rohm e Haas, era um material leve, mas resistente. Para a época, representava os avanços da ciência aplicada à indústria automotiva.

O carro foi cuidadosamente pensado para ter um visual marcante. Chassi pintado de cobre, painel cromado e pneus brancos faziam parte de seu visual. Os fabricantes construíram o volante com baquelite, um material plástico bastante popular na época.

A Pontiac projetou o carro para ser mais do que uma peça de arte: equipou o modelo com motor de seis cilindros, transmissão manual de três marchas e freios a tambor. No entanto, a empresa não o desenvolveu para uso nas estradas. Sua missão era impressionar o público e representar o futuro do design automotivo.

O “carro fantasma” fazia parte do pavilhão “Highways and Horizons”, uma área da feira que mostrava como seria a mobilidade urbana na década de 1960, de acordo com a GM.

Impacto histórico e legado

Após a feira em Nova York, a Pontiac exibiu o Ghost Car em concessionárias por todo os Estados Unidos e até no Smithsonian Institution, o maior complexo de museus e institutos de pesquisa do mundo.

A Pontiac produziu uma segunda unidade em 1940, baseada no chassi Torpedo Eight, para a Exposição Golden Gate, mas ninguém sabe onde esse exemplar está atualmente.

Já o modelo original foi preservado por décadas, até que, em 2011, foi leiloado por US$ 308 mil (cerca de R$ 1,6 milhão), com apenas 135 km rodados. O Pontiac Ghost Car simboliza a ousadia e continua sendo uma raridade histórica até hoje.

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