Mês de setembro registrou 2,1 milhões de veículos elétricos emplacados ao redor do mundo. China lidera a lista, com EUA em alta momentânea
As vendas globais de veículos elétricos atingiram um novo recorde em setembro de 2025, com 2,1 milhões de unidades vendidas no mês, segundo dados da Rho Motion. Segundo a empresa especializada em pesquisas do setor, o ano de 2025 já registra 14,7 milhões de carros elétricos vendidos no mundo. É um avanço de 26% em relação ao mesmo período de 2024.
A China continua liderando o mercado, com 9 milhões de veículos vendidos no período. A Europa vem em seguida, com 3 milhões (+32%), enquanto a América do Norte somou 1,5 milhão (+11%) e o restante do mundo registrou 1,2 milhão.
VEJA TAMBÉM:
“Pela primeira vez, as vendas globais ultrapassaram dois milhões de unidades em um único mês, impulsionadas por recordes nos principais mercados”, afirmou Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion.
Segundo Lester, a alta foi puxada por incentivos fiscais e subsídios em países como Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul.
Nos EUA, especificamente, o aumento foi impulsionado pela corrida dos consumidores para aproveitar créditos fiscais federais que expiraram no fim do mês. Com o fim desses incentivos, analistas preveem uma forte desaceleração nas vendas no quarto trimestre.
Para compensar os efeitos da retirada dos subsídios, montadoras como a Hyundai reduziram preços, enquanto outras optaram por cortar produção. A Nissan chegou a cancelar os planos de produzir veículos elétricos nos EUA.
A Alemanha, por outro lado, deve observar um novo impulso nas vendas após a aprovação de um pacote de incentivos de €3 bilhões, voltado a famílias de baixa e média renda. Itália e Espanha seguem beneficiadas por programas de apoio: o mercado italiano cresceu dois terços em um ano, enquanto o espanhol mais que dobrou.
Já no mercado chinês, as vendas chegaram a 1,3 milhão de unidades em setembro, com destaque para os veículos totalmente elétricos, que cresceram 28% e superaram 800 mil unidades. Já os híbridos plug-in caíram 2%, totalizando 470 mil. Entre janeiro e setembro, o país acumulou 9 milhões de veículos elétricos vendidos, consolidando-se como o maior e mais avançado mercado de elétricos do mundo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |