Enquanto marcas tradicionais focam em SUVs caros, as montadoras chinesas oferecem os compactos elétricos que os consumidores querem
As marcas chinesas são referência no mercado global de carros elétricos. Esse marco veio através de três grandes forças: uma cadeia de suprimentos eficiente para baterias, escala de produção massiva e um avanço significativo em software e integração digital.
Antes de 2020, a China era uma importadora assídua de automóveis de passeio. Hoje, ela se destaca como uma das maiores exportadoras do mundo.
VEJA TAMBÉM:
Enquanto os chineses avançam no setor, as montadoras europeias e britânicas abandonaram em grande parte o segmento de baixo custo. Esse fato abriu espaço para a China ocupar um nicho que estava abandonado. As outras marcas focaram sua produção em modelos SUV maiores e mais caros.
Cada vez mais nas ruas britânicas é comum ver carros chineses circulando. Em junho de 2025, 19 mil carros novos foram vendidos de marcas como a BYD, MG e Omoda.
Atualmente existem 130 modelos elétricos disponíveis no mercado britânico, sendo que 33 deles custam menos de £30 mil (cerca de R$ 189 mil). Essa é uma faixa de preço considerada ideal para atingir um público maior.
O Departamento de Transportes do Reino Unido está oferecendo incentivos para acelerar a adoção de EVs compactos. Os descontos vão até £3.750 (cerca de R$ 23,6 mil) nas compras de carros novos.
Mais de 100 mil pontos de recarga pública foram implementados. Esses estímulos servem para incentivar a população a aderir à mudança.
Esse movimento mostra como a China está ajudando a moldar a transição elétrica no setor automotivo. Enquanto as marcas mais tradicionais fingem que essa é uma batalha que não existe, os chineses acumulam um grande volume de vendas e reconhecimento.
Esse novo status pode fazer com que as montadoras de outros países repensem suas estratégias de mercado. Caso contrário, podem acabar ficando para trás.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |