Honda resgata solução dos anos 80 para melhorar carros elétricos

Segundo patentes registrada pela montadora japonesa, uma scooter montada no porta-malas servirá para emergências em mais de um sentido

honda city r com motocompo ao lado
Essa scooter dobrável poderá ser a salvação para os elétricos (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/09/2024 às 17h00

Antes de ser o sedã que conhecemos, o Honda City era um hatch compacto e urbano em sua primeira geração vendida nos anos 80. Um de seus opcionais era uma scooter montada no porta-malas. A montadora japonesa quer voltar com isso nos carros elétricos.

Segundo o portal The Drive, a Honda registrou uma patente nos EUA resgatando o opcional do primeiro City com uma atualização. A scooter montada no porta-malas também poderá ser usada como gerador de energia para as baterias de um carro elétrico.

patente de scooter em porta malas no porta malas de honda
A patente conta com uma forma de conectar a moto ao carro e um exaustor para os gases do escapamento

VEJA TAMBÉM:

No registro da patente a Honda comenta sobre as capacidades dos carros elétricos serem limitadas pela infraestrutura de recarga. Por isso há a necessidade de ter soluções para uma recarga de emergência.

Nas imagens foram usados desenhos que representam o Honda City dos anos 80 e a scooter dobrável Motocompo, que era o opcional. A diferença fica pro conta da conexão entre ela e o veículo, bem como um sistema de exaustão para os gases gerados pelo motor as combustão da motocicleta.

honda city r vermelho porta malas aberto com motocompo dentro
A Motocompo era uma scooter de 50 cm³ que dobrava para caber no porta-malas (Foto: Honda | Divulgação)

Esse esquema não será útil apenas para aumentar a autonomia de um carro elétrico. O motorista pode também usar a scooter para se locomover com mais agilidade enquanto o carro fica estacionado em um ponto de recarga.

A Honda adotou uma estratégia cautelosa com os carros elétricos. Os únicos modelos que ela faz por conta própria são o e, o e:Ny1 (baseado no HR-V) e o futuro Prelude. Atualmente a japonesa aposta em parcerias, como a feita com a GM, para amortizar os custos de investir em uma tecnologia. O foco maior ainda estão nos híbridos com a tecnologia e:HEV, que é adotada até nos compactos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário