Elétricos ganham espaço em SP enquanto seminovos e SUVs lideram as vendas

Estudo do Data OLX Autos mostra que oito em cada dez paulistas avaliam migrar para modelos eletrificados e mais da metade das compras é feita à vista

BYD DOlphin
Pesquisa mostra crescimento do interesse por veículos eletrificados e reforça a preferência por seminovos no mercado paulista (Foto: BYD | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 09/09/2025 às 22h00

O interesse por carros elétricos continua em ascensão no estado de São Paulo. De acordo com a nova edição do Radar Autos, elaborado pelo Data OLX Autos, 77% dos consumidores entrevistados consideram adquirir um desses modelos no futuro, enquanto 6% já possuem um.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Enquanto isso, os híbridos têm adesão ainda maior, com 70% pretendem comprar um e 21% já são proprietários. Os principais fatores que motivam a compra de elétricos e híbridos são o menor custo de abastecimento (61%) e a redução de emissões (61%), seguidos pelo funcionamento silencioso (39%).

VEJA TAMBÉM:

Segundo Flávio Passos, vice-presidente de Autos do Grupo OLX, o levantamento retrata um consumidor “mais consciente e diversificado em suas escolhas” e reforça a relevância do mercado de seminovos, e seis em cada dez entrevistados compraram veículos usados ou seminovos nos últimos 12 meses, enquanto 39% optaram por modelos zero quilômetro.

O estudo revela que a faixa de preço mais citada foi entre R$ 50 mil e R$ 100 mil (37%), e quase 30% adquiriram veículos abaixo de R$ 50 mil. Quanto à forma de pagamento:

  • Mais da metade pagou à vista;
  • 34% recorreu a financiamento parcial;
  • 13% realizou um financiamento total;
  • Em média, sete a cada dez compradores concluíram a negociação entre um e três meses.

No ranking de liquidez da OLX, o BYD Dolphin lidera entre hatches de até três anos, seguido pelo Toyota Etios (4–8 anos). Entre os sedãs, destaque para o Chery Arrizo (0–3 anos) e Volkswagen Voyage (4–8 anos). Já no segmento de SUVs, o Volkswagen Nivus (0–3 anos) e o Hyundai Creta (4–8 anos) ocupam as primeiras posições. A Chevrolet foi a marca com mais vendas na plataforma entre janeiro e julho, seguida por Volkswagen e Fiat.

Regionalmente, os SUVs lideram a preferência em todas as faixas de idade entre 0 e 3 anos, reflexo da ampliação desse portfólio pelas montadoras no período pós-pandemia. Entre os mais buscados, destacam-se Honda Civic 2008 no Sudeste e Sul, Chevrolet Onix 2020 no Norte e Nordeste e Volkswagen Gol 2010 no Centro-Oeste.

O relatório também aponta que 4 em cada 10 consumidores consideram contratar um carro por assinatura, principalmente pelo pacote de manutenção, seguro e IPVA incluídos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário