Elétricos ganham espaço em SP enquanto seminovos e SUVs lideram as vendas

Estudo do Data OLX Autos mostra que oito em cada dez paulistas avaliam migrar para modelos eletrificados e mais da metade das compras é feita à vista

BYD DOlphin
Pesquisa mostra crescimento do interesse por veículos eletrificados e reforça a preferência por seminovos no mercado paulista (Foto: BYD | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 09/09/2025 às 22h00

O interesse por carros elétricos continua em ascensão no estado de São Paulo. De acordo com a nova edição do Radar Autos, elaborado pelo Data OLX Autos, 77% dos consumidores entrevistados consideram adquirir um desses modelos no futuro, enquanto 6% já possuem um.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Enquanto isso, os híbridos têm adesão ainda maior, com 70% pretendem comprar um e 21% já são proprietários. Os principais fatores que motivam a compra de elétricos e híbridos são o menor custo de abastecimento (61%) e a redução de emissões (61%), seguidos pelo funcionamento silencioso (39%).

VEJA TAMBÉM:

Segundo Flávio Passos, vice-presidente de Autos do Grupo OLX, o levantamento retrata um consumidor “mais consciente e diversificado em suas escolhas” e reforça a relevância do mercado de seminovos, e seis em cada dez entrevistados compraram veículos usados ou seminovos nos últimos 12 meses, enquanto 39% optaram por modelos zero quilômetro.

O estudo revela que a faixa de preço mais citada foi entre R$ 50 mil e R$ 100 mil (37%), e quase 30% adquiriram veículos abaixo de R$ 50 mil. Quanto à forma de pagamento:

  • Mais da metade pagou à vista;
  • 34% recorreu a financiamento parcial;
  • 13% realizou um financiamento total;
  • Em média, sete a cada dez compradores concluíram a negociação entre um e três meses.

No ranking de liquidez da OLX, o BYD Dolphin lidera entre hatches de até três anos, seguido pelo Toyota Etios (4–8 anos). Entre os sedãs, destaque para o Chery Arrizo (0–3 anos) e Volkswagen Voyage (4–8 anos). Já no segmento de SUVs, o Volkswagen Nivus (0–3 anos) e o Hyundai Creta (4–8 anos) ocupam as primeiras posições. A Chevrolet foi a marca com mais vendas na plataforma entre janeiro e julho, seguida por Volkswagen e Fiat.

Regionalmente, os SUVs lideram a preferência em todas as faixas de idade entre 0 e 3 anos, reflexo da ampliação desse portfólio pelas montadoras no período pós-pandemia. Entre os mais buscados, destacam-se Honda Civic 2008 no Sudeste e Sul, Chevrolet Onix 2020 no Norte e Nordeste e Volkswagen Gol 2010 no Centro-Oeste.

O relatório também aponta que 4 em cada 10 consumidores consideram contratar um carro por assinatura, principalmente pelo pacote de manutenção, seguro e IPVA incluídos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário