Elétricos da Toyota e Subaru têm falha que acaba com bateria

Marcas japonesas apresentam problema recorrente nas baterias de 12V, que simplesmente se descarregam; clientes já estão entrando com processos judiciais

2024 Toyota bz4X bateria carros elétricos
Falha está acontecendo com o Toyota bZ4X e o Subaru Solterra, ambos carros elétricos (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 23/06/2025 às 12h00

Depois de muito resistir aos carros elétricos, a Toyota e a Subaru investiram nesse tipo de veículo, mas já estão tendo alguns problemas. Um deles, que inclusive já tomou proporções judiciais, está relacionado à ‘morte’ da bateria de forma muito prematura detectada em dois modelos.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Um proprietário de um Toyota bZ4X entrou com uma ação coletiva nos Estados Unidos alegando que a bateria de 12V do veículo falhou repetidamente, mesmo após substituições. Esse item importante tende a descarregar rapidamente e a morrer completamente.

VEJA TAMBÉM:

O processo, movido na Califórnia, abrange modelos de 2023 a 2025 do Toyota bZ4X e do Subaru Solterra. Embora os veículos ainda estejam na garantia e as concessionárias tenham supostamente substituído as baterias, a ação alega que as substituições também não são confiáveis.

Além disso, o autor afirma que a Toyota estava ciente do problema antes de lançar os veículos e não alertou os consumidores.

O que está acontecendo com os carros elétricos e a bateria de 12V

A bateria de 12V é responsável por sistemas auxiliares como ar-condicionado, vidros, rádio, luzes e limpadores. Embora não seja a principal fonte de energia do veículo, sua falha pode resultar em perda total de funcionalidade, deixando o carro inutilizável.
John Wade, o proprietário do bZ4X, relata que, após a compra em março de 2023, a bateria de 12V começou a falhar em poucas semanas. De acordo com o processo, uma série de luzes de advertência acenderam no painel antes que o veículo parasse completamente, exigindo assistência na estrada para voltar a andar.

Menos de 3.200 km depois, a bateria de 12 volts falhou pela segunda vez. Desta vez, nem mesmo um carregador de bateria conseguiu reanimá-la. Mesmo após substituições, o problema persistiu, levando a falhas adicionais e necessidade de assistência rodoviária.

A Toyota tem até 3 de julho para responder à ação judicial. O caso destaca preocupações sobre a qualidade e confiabilidade das baterias de 12V em veículos elétricos, mesmo em modelos de marcas estabelecidas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário