Esportivo tradicional troca motor Ford pelo de Renault Duster

A Caterham está trabalhando em um novo motor para substituir o 1.6 Sigma aspirado da Ford em algumas versões do Seven

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Pesando menos de 600 kg, não é preciso de um motor grande para esse esportivo (Foto: Carterham | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/07/2025 às 06h00

A Caterham, fabricante britânico que produz evoluções do clássico Lotus 7, está trabalhando em um novo motor para seus carros. Nas últimas décadas ela usava motores da Ford, o 1.6 Sigma e o 2.0 Duratec aspirados, mas ambos já estão fora de linha.

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Segundo a centenária revista britânica AutoCar, a Caterham estudou várias opções até bater o martelo na Horse. Essa joint-venture criada pela Renault junto da Geely fornece motores a combustão para ambos grupos.

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O escolhido pela Caterham foi o 1.3 turbo HR13DDT, fruto de um projeto em conjunto entre a Renault e a Mercedes-Benz. É o mesmo motor que equipa o Duster brasileiro e virá sob o capô do SUV médio Boreal.

Até então, a empresa trabalhava com os motores Ford que havia em seu estoque. Ela ainda possui cerca de 1.200 unidades do 2.0 Duratec para os modelos mais potentes guardados, o 1.3 turbo virá para suceder o 1.6 Sigma nas versões intermediárias do Seven.

Na Europa esse motor 1.3 turbo é ainda mais popular que no Brasil, equipando mais de 20 modelos diferentes da Renault, Dacia, Mercedes-Benz e Nissan. Lá ele é oferecido em diferentes calibragens de potência e torque, que vão de 116 cv a 159 cv. A versão flex produzida no Brasil é a mais forte de todas.

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Esse mesmo motor é produzido no Brasil e será usado no Boreal (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

Para o Caterham Seven, que pesa menos de 600 kg, foi escolhida uma configuração com 132 cv e 17,9 kgfm. Segundo um engenheiro da empresa, a potência é entregue de forma bem linear e o torque máximo está presente entre 2.000 e 5.500 rpm.

A principal mudança no motor foi a troca da ECU original por uma da própria Caterham, que é mais fácil de calibrar. As outras mudanças são para o 1.3 caber no cofre apertado do Seven.

O 1.3 turbo da Horse é 30 kg mais leve que Duratec 2.0 da Ford, mesmo com o turbo. Também mudaram componentes da transmissão, com o câmbio de cinco marchas dando lugar a um de seis e o diferencial recebendo um LSD mais leve.

Segundo Matt Prior, editor da AutoCar que dirigiu o carro, o motor 1.3 turbo entrega a força de for suave e linear. Ele elogiou o resultado como alternativa para os tempos atuais, já que não é mais possível fazer um motor de aspiração natural e capaz de altas rotações com as normas de emissões modernas.

Esse não será o primeiro Caterham turbinado, o Seven 160 de entrada utiliza uma unidade de três cilindros de 660 cm³ da Suzuki, usada no Japão em kei cars. O uso do motor 1.3 turbo da Horse mostra que o futuro desse esportivo super leve está garantido, mesmo com as normas de emissões apertando.

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