Celtinha: 5 curiosidades sobre o popular que bombou no Twitter

Descontinuado há oito anos, o Chevrolet Celta se tornou assunto quente no Twitter, durante a tarde de posse dos deputados federais em Brasília

celta 2002
Para-choque na cor da carroceria era raridade no Celtinha (Fotos: GM | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 01/02/2023 às 15h03

O Chevrolet Celta se tornou celebridade momentânea no Twitter, após o deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), chegar em Brasília para assumir sua cadeira na Câmera.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A galera aproveitou que o “Celtinha” estava em alta e usou a expressão para alavancar suas postagens. Mas tem muita gente que não se lembra muito bem do Celta e vamos relembrar rapidamente.

O Chevrolet Celta chegou ao mercado em 2000, para ser o modelo de entrada da General Motors. Ele ficou em linha até 2015. Durante sua trejetória, sempre teve proposta espartana. Ele chegou a receber uma versão sedã, que foi batizada de Prisma. Mas confira outras cinco curiosidades do Celta.

Carcaça velha

Apesar de ter sido lançado em 2000, seis anos após a chegada do Corsa brasileiro, o Celta aproveita a plataforma da primeira geração do irmão, fabricada pela filial espanhola da Opel, entre 1982 e 1993.

opel corsa 1983 vermelho duas portas frente e lateral
Base do Celta foi derivada da primeira geração do Corsa europeu de 1982 (Foto: Opel | Divulgação)

Básico do básico

O Celta nasceu para concorrer para ser o Mille da General Motors, seu projeto era tão espartano que quadro de instrumentos comportava apenas velocímetro. Os trilhos dos bancos tinham as mesmas medidas do Corsa e os faróis eram bem afilados já que utilizava parábola simples.

chevrolet celta nomes carros
Em sua única reestilização, o Celtinha recebeu faróis e grade do radiador maiores

Apenas duas portas

Em 2000 a dinastia dos carros duas portas estava perto do fim, mas ainda era comum que modelos de entrada fossem oferecidas nessa configuração. O Celta só foi ganhar quatro portas em 2002, já como linha 2003.

Sem pressa

Quando o Celta foi lançado, ele era equipado apenas com motor 1.0 8v de 60 e arrastados 8,26 kgfm de torque. Toda essa “pujança” exigia eternos 15,5 segundos para o carrinho completar a tarefa do 0 a 100 km/h, segundo o fabricante.

Celtinha Off-Road

celta off road carnaval portal autopapo celitinha
Apesar da cara de mau, o Celtinha Off-Road estava longe de ser um guerreiro das trilhas

Depois de ganhar carroceria quatro portas, o Celta também surfou na aonda aventureira e recebeu a versão Off-Road, que trazia quebra-mato, estribos laterais e rack de teto. Para essa versão, era utilizado o motor VHC 1.0 de 70 cv bravos potrinhos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário