Celtinha: 5 curiosidades sobre o popular que bombou no Twitter
Descontinuado há oito anos, o Chevrolet Celta se tornou assunto quente no Twitter, durante a tarde de posse dos deputados federais em Brasília
Descontinuado há oito anos, o Chevrolet Celta se tornou assunto quente no Twitter, durante a tarde de posse dos deputados federais em Brasília
O Chevrolet Celta se tornou celebridade momentânea no Twitter, após o deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), chegar em Brasília para assumir sua cadeira na Câmera.
VEJA TAMBÉM:
A galera aproveitou que o “Celtinha” estava em alta e usou a expressão para alavancar suas postagens. Mas tem muita gente que não se lembra muito bem do Celta e vamos relembrar rapidamente.
?VEJA: Guilherme Boulos chega de Celta para a posse dos deputados em Brasília. pic.twitter.com/aWgskrbTeJ
— CHOQUEI (@choquei) February 1, 2023
O Chevrolet Celta chegou ao mercado em 2000, para ser o modelo de entrada da General Motors. Ele ficou em linha até 2015. Durante sua trejetória, sempre teve proposta espartana. Ele chegou a receber uma versão sedã, que foi batizada de Prisma. Mas confira outras cinco curiosidades do Celta.
Apesar de ter sido lançado em 2000, seis anos após a chegada do Corsa brasileiro, o Celta aproveita a plataforma da primeira geração do irmão, fabricada pela filial espanhola da Opel, entre 1982 e 1993.
O Celta nasceu para concorrer para ser o Mille da General Motors, seu projeto era tão espartano que quadro de instrumentos comportava apenas velocímetro. Os trilhos dos bancos tinham as mesmas medidas do Corsa e os faróis eram bem afilados já que utilizava parábola simples.
Em 2000 a dinastia dos carros duas portas estava perto do fim, mas ainda era comum que modelos de entrada fossem oferecidas nessa configuração. O Celta só foi ganhar quatro portas em 2002, já como linha 2003.
Quando o Celta foi lançado, ele era equipado apenas com motor 1.0 8v de 60 e arrastados 8,26 kgfm de torque. Toda essa “pujança” exigia eternos 15,5 segundos para o carrinho completar a tarefa do 0 a 100 km/h, segundo o fabricante.
Depois de ganhar carroceria quatro portas, o Celta também surfou na aonda aventureira e recebeu a versão Off-Road, que trazia quebra-mato, estribos laterais e rack de teto. Para essa versão, era utilizado o motor VHC 1.0 de 70 cv bravos potrinhos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |