Central Multimídia pode ser perigosa e aumenta o risco de acidentes, alerta estudo
Revista sueca fez o teste com 12 veículos e concluiu que a central multimídia dificulta a operação de tarefas consideradas simples
Revista sueca fez o teste com 12 veículos e concluiu que a central multimídia dificulta a operação de tarefas consideradas simples
A central multimídia se fazem cada vez mais presente nos veículos, e hoje em dia é raro encontrar um carro que sai das concessionárias sem esse dispositivo. Afinal, essas telas – cada vez maiores – acabaram se tornando um critério de relevância para o consumidor na hora de comprar o automóvel e as montadoras estão apenas atendendo o desejo do consumidor.
De fato, o dispositivo é interessante e pode facilitar a vida do motorista em algumas ocasiões. No entanto, ela não é tão segura quanto os ‘ultrapassados’ botões. Ao menos é isso o que indica uma pesquisa feita pela revista sueca Vi Bilägare.
VEJA TAMBÉM:
O resultado, na verdade, não causa espanto já que as inúmeras funções disponíveis em uma central multimídia podem deixar o motorista meio perdido durante a condução.
Para realizar a pesquisa foram analisados 12 carros, sendo que 11 estavam equipados com a central multimídia e apenas um (Volvo V70 de 2005) possuia os botões analógicos em seu painel.
Todos os veículos foram levados a uma pista de aeroporto e precisavam se submeter a uma velocidade de 110 km/h e o motorista precisava realizar tarefas como mudar a temperatura do ar condicionado, escurecer a iluminação interna e mudar a estação de rádio, por exemplo.
Uma das aferições do teste era o ângulo em que o motorista precisava olhar para baixo para realizar os comandos. Em alguns carros (MG Marvel R Electric), o condutor precisava baixar a sua visão em até 56º para realizar a ação. O menor desvio de olhar registrado foi em 20º com o Mercedes-Benz GLB.
Ao fim do teste foi concluído que o carro mais difícil de operar a central multimídia foi o MG Marvel R. Para realizar as 4 ações que lhe foram propostas o motorista levou 45 segundos, percorrendo 1,3 km nesse tempo.
No Volvo V70, o mais eficiente no teste, foram necessários apenas 10 segundos e o modelo percorreu apenas 306 metros.
Carro | Tempo para realizar as tarefas (segundos) | Pontuação (1 a 5) |
---|---|---|
Volvo V70 (2005) | 10,0 | 4,5 |
Dacia Sandero | 13,5 | 3,75 |
Volvo C40 | 13,7 | 3,5 |
Subaru Outback | 19,4 | 4 |
Mercedes Benz GLB | 20,2 | 3,25 |
Tesla Model 3 | 23,5 | 3,75 |
Nissan Qashqai | 25,1 | 4,25 |
Volkswagen ID.3 | 25,7 | 2,25 |
Hyundai IONIQ 5 | 26,7 | 3,5 |
SEAT Leon | 29,3 | 3,25 |
BMW iX | 30,4 | 4 |
MG Marvel R | 44,9 | 2,5 |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
BORIS, tira-me uma dúvida: NÃO ERA PROIBIDO, pelo Código Brasileiro de Trânsito, ter TVs e assemelhados ao alcance da vista do motorista???
Que eu saiba ainda é, tanto que as telas não funcionam para rodar vídeos com o carro andando. Mas mesmo assim pululam na net ofertas de desbloqueio das centrais…