CEO da Rivian elogia tecnologia de carros chineses

RJ Scaringe, CEO da Rivian afirma que os carros chineses são melhores em tecnologia e qualidade, e não apenas no preço

RJ Scaringe
Ele defende que a tecnologia e a qualidade, e não o preço, são a chave para a competitividade dos veículos chineses (Foto: Rivian | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 16/09/2025 às 22h00

Cada vez mais, é comum ver os governos ocidentais imporem tarifas na tentativa de conter os veículos elétricos chineses. Em uma declaração recente, RJ Scaringe, CEO da Rivian, chamou a atenção para um alerta diferente. Ele afirma que o preço não é o fator decisivo. Segundo ele, os EVs chineses oferecem melhor tecnologia e qualidade e, por isso, permanecem em posições competitivas no mercado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Scaringe defende que o verdadeiro desafio para as montadoras tradicionais é melhorar seus produtos, e não apenas reclamar de preços artificialmente baixos.

Por que os carros chineses são considerados melhores?

Segundo o CEO, as montadoras da China estão à frente, principalmente em tecnologia. O avanço é mais visível em áreas como:

  • Baterias, já que os chineses dominam o desenvolvimento e a produção de baterias;
  • Softwares de sistemas de infoentretenimento, conectividade e recursos de assistência ao motorista (ADAS) são considerados mais avançados na China;
  • Inovação rápida das empresas chinesas que conseguem lançar novos modelos e atualizações com muito mais velocidade do que as montadoras ocidentais.

Parcerias estratégicas já são uma realidade no mercado atual, com grandes fabricantes ocidentais buscando ajuda dos chineses. A Volkswagen, por exemplo, buscou a XPeng para desenvolver um novo software. A Renault, por sua vez, confiou em empresas chinesas para o futuro Twingo elétrico. Até mesmo a própria Rivian tem colaboração com marcas chinesas.

Desafios e a mensagem central

Mesmo com veículos que são tecnicamente superiores, as montadoras vindas da China enfrentam barreiras regulatórias e um protecionismo em mercados mais conservadores. Scaringe alerta justamente que as montadoras americanas devem elevar seus padrões, caso contrário irão ficar para trás. Dessa forma, segundo o CEO, não adianta aplicar tarifas, o desafio verdadeiro é melhorar a qualidade dos produtos, seja em design, tecnologia, UX e eficiência.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário