CEO da Stellantis não quer mudança no prazo para carros elétricos

O executivo vai na contramão das concorrentes que alegam não darem conta de atingir as metas da próxima legislação de emissões

fiat grande panda elettra cinza frente parado recarregando
O grupo já possui uma linha diversa de modelos elétricos e híbridos (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/09/2024 às 13h34

Após as vendas de carros elétricos despencarem, a União Europeia decidiu adiar a entrada das novas normas de emissões ainda mais exigentes. Isso foi o alívio para montadoras como a Volkswagen e a Mercedes-Benz, mas o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, se posicionou contra essa colher de chá.

Segundo o portal Motor.ES, o executivo declarou a uma agência de notícias francesas que todos já conheciam as regras do jogo. Carlos Tavares também comentou que seria surreal mudar as regras agora.

VEJA TAMBÉM:

A Stellantis já possui uma oferta robusta de carros elétricos graças a plataforma CMP. Essa base foi desenvolvida pela PSA junto da chinesa Dongfeng já pensando em abrigar modelos compactos puramente a combustão, híbridos ou 100% elétricos.

Isso é uma grande vantagem diante de algumas rivais, que precisaram desenvolver bases dedicadas aos elétricos — o que sai caro. Outro trunfo da Stellantis foi a aquisição da chinesa LeapMotors.

Essa marca está confirmada para ser lançada na Europa e no Brasil. Ela já possui modelos elétricos de entrada que chegarão com preços mais acessíveis, sendo uma alternativa para combater os chineses sem precisar de desenvolver modelos e plataformas inéditas.

Vários países da União Europeia retiraram os incentivos e os descontos para carros elétricos em uma tentativa de segurar as vendas dos modelos chineses. Isso acabou impactando mais as marcas tradicionais, que fazem esses veículos com custos maiores.

Desde então o discurso sobre a eletrificação na Europa vem mudando, com muitas marcas voltando atrás em seus planos e anunciando investimentos em híbridos. A Stellantis foi uma das poucas que não fez anúncios do tipo, mas ela ainda oferta híbridos junto dos elétricos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 19 de setembro de 2024

As Marcas que apostaram nos Hibridos (limitando-se a ofetecer os elétricos-a-bateria como uma opção), são as que estão conseguindo melhor enfrentar o “tsunami” chinês de elétricos-a-bateria (eles próprios encalhando em portos e pátios de importadoras).

Avatar
Deixe um comentário