Chefão da Toyota traz de volta discussão sobre modelos híbridos

Presidente empresa afirma que produção de carros elétricos pode ser um sério problema ambiental, contradizendo pesquisas recentes

Akio Toyoda atual presidenrte da toyota
Akio Toyoda, atual presidente da Toyota (Foto: Toyota | divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 26/06/2025 às 13h00

Akio Toyoda, atual presidente da Toyota, trouxe novamente o debate sobre o real impacto ambiental dos veículos elétricos. Em entrevista, ele afirmou que “9 milhões de veículos elétricos emitem tanto carbono quanto 27 milhões de híbridos”, sugerindo que os carros elétricos podem não ser tão limpos assim.

VEJA TAMBÉM:

Sua declaração foi baseada no argumento de que a produção de elétricos em países com redes elétricas ainda poluentes resultam em emissões prejudiciais. Porém, alguns estudos mais recentes contestam essa visão.

Pesquisas na CATARC -Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China – mostram que mesmo com uma matriz energética dependente do carvão, os automóveis elétricos emitem de 20 a 30% menos CO₂ em comparação com modelos a combustão. Um carro elétrico compacto emite cerca de 118g de CO₂/km, contra 163g de um modelo a gasolina.

Estudos feitos em escala global, como feito pela Nature, em 2022, comprovam que os veículos elétricos são a alternativa mais limpa em mais de 95% das regiões analisadas. Mesmo com taxas de emissão maiores na fase de produção, esses modelos atingem um ponto de equilíbrio entre 30 mil e 45 mil km rodados, reduzindo bastante sua pegada de carbono ao decorrer do tempo.

toyota bz 4x concept 8
O SUV bZ4X é o laboratório elétrico da Toyota (Foto: Toyota | Divulgação)

Modelos híbridos tradicionais ainda são uma alternativa mais limpa quando comparados aos tradicionais movidos a combustão. Modelos plug-in, por exemplo, muitas vezes não são recarregados com frequência pelos motoristas, o que reduz sua eficiência real. Além disso, a produção de baterias está ficando menos poluente, com avanços como as baterias LFP e LMFP, produzidas pela CATL e BYD, que dispensam materiais mais agressivos como o cobalto.

Apesar da resistência de Toyoda, a própria Toyota está investindo pesado em veículos elétricos na China, com novos modelos já anunciados e parcerias locais. O consenso entre os especialistas é bem claro: à medida que a matriz energética mundial se torna mais limpa, os carros elétricos consolidam-se como o caminho mais sustentável para o futuro da mobilidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário