Chevrolet Blazer EV.R Nascar: o novo SUV de corrida da GM
O modelo foi totalmente reajustado para competir nas pistas, principalmente na carroceria SUV que necessitou de mais aerodinâmica
O modelo foi totalmente reajustado para competir nas pistas, principalmente na carroceria SUV que necessitou de mais aerodinâmica
A Chevrolet revelou oficialmente o protótipo Blazer EV.R Nascar, antes da corrida Daytona 500 que acontece neste domingo (16). O modelo que chega representando o avanço da fabricante nas tecnologias de eletrificação de pistas buscou colocar o máximo de eficiência e aerodinâmica no potente SUV elétrico.
VEJA TAMBÉM:
Equipado com três motores elétricos de seis fases, o Blazer EV.R Nascar entrega 1.300 cv de potência a 15.000 rpm alcançados instantaneamente. A energia é fornecida por uma bateria de 78 kWh refrigerada a líquido, para garantir desempenho consistente sob condições extremas de corrida.
Eric Warren, diretor executivo de competição global de automobilismo da General Motors, destacou a importância do projeto para a marca:
Embora continuemos a competir com nossa comprovada e vencedora tecnologia V8 na Nascar nos próximos anos, buscamos continuamente maneiras de melhorar a combinação de potência, durabilidade e eficiência para transferir aprendizados das pistas de corrida para o showroom, especialmente à medida que reforçamos a linha de veículos elétricos de consumo da Chevy”, afirmou Warren.
Baseado no chassi Next Gen da Nascar, o Chevrolet Blazer EV.R possui suspensão aprimorada e tração integral programável, para aderência superior nas pistas. Os pneus Goodyear Racing Eagle completam o pacote.
O design do modelo foi desenvolvido em parceria com a GM Design e incorpora elementos visuais inspirados no SUV de série Blazer EV SS. Nas suas proporções ele está mais baixo, largo e aerodinâmico. Phil Zak, diretor executivo da Chevrolet Global Design, enfatizou a importância desse desenvolvimento:
Este programa foi uma grande oportunidade com a Nascar para projetar uma nova carroceria de veículo utilitário crossover e trazer elementos de design do nosso Blazer EV SS”, apontou Zak.
O protótipo já demonstrou sua capacidade em testes no Carolina Motorsports Park, na Carolina do Sul. Justin Allgaier, piloto da equipe Chevy e campeão da Nascar Xfinity Series de 2024, foi responsável por testar o veículo.
Há tantas coisas em que você não pensa até estar no carro realmente testando-o”, disse Allgaier. “Estou acostumado a saber minha velocidade por meio de marchas e ouvindo as rotações do motor, então tive que mudar totalmente como julgo a velocidade de entrada em curva. Com esta plataforma, estamos aprendendo a ajustar estrategicamente a frenagem regenerativa, o que tem um grande impacto nas seções de frenagem e no equilíbrio nas curvas.”
Presença da Chevrolet em Daytona 500
Além da estreia do Blazer EV.R, a Chevrolet também estará na 67ª edição da Daytona 500 com o Blazer EV SS, modelo elétrico de 615 cv e capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 3,4 segundos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |