Chevrolet comprou motor de Ferrari no EBay para desenvolver Corvette Z06
Engenheiro chefe do Corvette Z06 revelou que virabrequim plano no V8 do esportivo foi desenvolvido a partir do motor italiano
Engenheiro chefe do Corvette Z06 revelou que virabrequim plano no V8 do esportivo foi desenvolvido a partir do motor italiano
A Ferrari é uma marca de muita tradição e carrega uma legião de fãs, devido ao sucesso no automobilismo e aos incríveis esportivos: graças ao design arrojado e aos motores potentes, eles chamam a atenção de qualquer entusiasta automotivo. Mas quem também se encantou com os propulsores de Maranello foi a Chevrolet, especificamente o V8 da Ferrari 458 Italia, que serviu de inspiração para o desenvolvimento V8 do novo Corvette Z06.
Para isso, Jordan Lee – engenheiro chefe responsável pelo motor V8 do esportivo – relatou ao The Drive que a Chevrolet comprou um motor da 458 Itália no Ebay e o levou até a as instalações de engenharia da fabricante, em Michigan, para estudos.
VEJA TAMBÉM:
Um dos itens analisados pela GM foi o virabrequim plano. Os engenheiros americanos entenderam como funciona esse recurso e o aplicaram no novo Corvette Z06. Inclusive, um dos diferenciais do novo Z06 está nesse componente.
Quando o motor italiano estava sendo desmontado, Tadge Juechter, engenheiro-chefe do Corvette, ficou impressionado com o tamanho dos rolamentos. Um dos interesses era descobrir como a Ferrari protegeu a ignição e os componentes eletrônicos das vibrações produzidas pelo virabrequim plano.
“Uma coisa que Jordan e sua equipe examinaram mais de perto foi a técnica da Ferrari para isolamento de bobina de ignição e fixação de conectores elétricos, para evitar problemas de desgaste. Chegamos às nossas próprias soluções, mas examinar motores como o da Ferrari foi benéfico”, declarou Trevor Thompkins, porta-voz da Chevrolet.
O propulsor já equipava o Corvette de corrida C8.R. O virabrequim plano, o comando de válvulas duplo e as quatro válvulas por cilindro permitiam o modelo alcançar com facilidade as 8.600 rpm.
Os 679 cv de potência e 63,6 kgfm de torque do V8, que é acoplado a um cambio automatizado de dupla embreagem, permitem ao esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 s. Os números são suficientes para esse ser considerado o V8 aspirado mais potente já produzido.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O Porsche tem também o virabrequim plano ???
Já tentei entender esse virabrequim plano , mas não consegui .