Chevrolet comprou motor de Ferrari no EBay para desenvolver Corvette Z06

Engenheiro chefe do Corvette Z06 revelou que virabrequim plano no V8 do esportivo foi desenvolvido a partir do motor italiano

Corvette Z06 tem motor V8 aspirado mais potente do mundo
Corvette Z06 tem motor V8 aspirado mais potente do mundo (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 04/03/2022 às 08h35
Atualizado em 04/03/2022 às 09h21

A Ferrari é uma marca de muita tradição e carrega uma legião de fãs, devido ao sucesso no automobilismo e aos incríveis esportivos: graças ao design arrojado e aos motores potentes, eles chamam a atenção de qualquer entusiasta automotivo. Mas quem também se encantou com os propulsores de Maranello foi a Chevrolet, especificamente o V8 da Ferrari 458 Italia, que serviu de inspiração para o desenvolvimento V8 do novo Corvette Z06.

Para isso, Jordan Lee – engenheiro chefe responsável pelo motor V8 do esportivo – relatou ao The Drive que a Chevrolet comprou um motor da 458 Itália no Ebay e o levou até a as instalações de engenharia da fabricante, em Michigan, para estudos.

VEJA TAMBÉM:

Um dos itens analisados pela GM foi o virabrequim plano. Os engenheiros americanos entenderam como funciona esse recurso e o aplicaram no novo Corvette Z06. Inclusive, um dos diferenciais do novo Z06 está nesse componente.

Quando o motor italiano estava sendo desmontado, Tadge Juechter, engenheiro-chefe do Corvette, ficou impressionado com o tamanho dos rolamentos. Um dos interesses era descobrir como a Ferrari protegeu a ignição e os componentes eletrônicos das vibrações produzidas pelo virabrequim plano.

“Uma coisa que Jordan e sua equipe examinaram mais de perto foi a técnica da Ferrari para isolamento de bobina de ignição e fixação de conectores elétricos, para evitar problemas de desgaste. Chegamos às nossas próprias soluções, mas examinar motores como o da Ferrari foi benéfico”, declarou Trevor Thompkins, porta-voz da Chevrolet.

O motor V8 aspirado do Corvette z06

O propulsor já equipava o Corvette de corrida C8.R. O virabrequim plano, o comando de válvulas duplo e as quatro válvulas por cilindro permitiam o modelo alcançar com facilidade as 8.600 rpm.

Os 679 cv de potência e 63,6 kgfm de torque do V8, que é acoplado a um cambio automatizado de dupla embreagem, permitem ao esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 s. Os números são suficientes para esse ser considerado o V8 aspirado mais potente já produzido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Manuel Vasconcelos 4 de março de 2022

O Porsche tem também o virabrequim plano ???

Avatar
Manuel 4 de março de 2022

Já tentei entender esse virabrequim plano , mas não consegui .

Avatar
Deixe um comentário