Bateria superfaturada de Chevrolet Volt custa R$ 150 mil
Concessionária da marca na Flórida (EUA) cobrou o preço de um carro elétrico 0 km para trocar apenas a bateria do carro híbrido
Concessionária da marca na Flórida (EUA) cobrou o preço de um carro elétrico 0 km para trocar apenas a bateria do carro híbrido
Autônomia, alto investimento, tempo de recarga e vida útil da bateria são alguns dos fatores que deixam os motoristas com o pé atrás na hora de comprar um carro elétrico.
Dentre esses quatro exemplos supracitados, o de maior preocupação talvez seja a vida útil da bateria, já que ela é extremamente cara e um eventual defeito causaria um rombo na carteira do proprietário. Fora que sua vida útil, possivelmente, deve ser menor do que a de um carro a combustão.
O dono de um Volt, carro híbrido da Chevrolet, com 112 mil km rodados, teve uma demonstração do quão caro pode ser a substituição dessa peça, quando ele levou seu veículo à Roger Dean, concessionária da marca na Flórida, nos Estados Unidos.
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A loja cotou a bateria do Volt 2012 a US$ 26.853,99 (R$ 138,2 mil na cotação atual), mais alguns valores como taxa da concessionária e a mão de obra que fizeram o valor saltar para US$ 29.842,15 (R$ 153,6 mil).
Para se ter uma ideia, compradores carros usados elétricos ou híbridos nos Estados Unidos pagariam cerca de US$ 9 mil pelo Chevrolet Volt 2012, caso ele estivesse em um bom estado de conservação.
O site de verificação de fatos Snopes procurou a concessionária para saber se a imagem que circulou na internet era verídica e perguntou o motivo do custo tão alto de uma bateria para um motor elétrico de 2012. A loja alegou que se tratava de um componente vendido por um fornecedor externo, e por isso o alto preço.
Bet that Chevy Volt sounded like a good idea at first. pic.twitter.com/q57U0gZowU
— Rob O'Donnell (@odonnell_r) August 25, 2022
Um funcionário da Chevrolet utilizou o perfil no Facebook para se defender e dizer que não estava superfaturando o preço do componente:
Esta é uma estimativa para um veículo de 12 anos fora da garantia e para uma bateria extremamente difícil de obter, devido à tecnologia de 12 anos atrás.
Nos veículos EV com tecnologia mais recente, as baterias custam menos. Pense nisso como TVs de tela grande. Lembre-se quando a primeira tela grande saiu, eles eram muito caros, e com o avanço da tecnologia os preços ficaram melhores. Esta bateria também está fora da garantia de 8 anos/100.000 milhas, o que ocorrer primeiro.”
No entanto, usuários do Reddit vasculharam pela internet e encontraram no próprio site da General Motors um conjunto de bateria recondicionado para um volt 2011-14. O preço original é US$ 9,1 mil (R$46,8 mil), mas a peça está em promoção e está disponível por US$ 6,8 mil (R$35,4 mil) e inclui 12 meses de garantia.
O preço ainda é consideravelmente alto – ainda mais pensando que terá o custo de transporte e mão de obra – mas de qualquer forma sai mais barato que os US$ 30 mil cobrados pela loja na Flórida.
Além disso, com o preço cobrado pela Roger Dean o proprietário do Volt poderia comprar um Bolt por US$ 25,6 mil (R$ 131,8 mil) ou um Nissan Leaf pela bagatela de US$ 27,4 mil (R$ 141 mil).
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Concordo com Rodrigo, e se todo mundo tiver elétricos, irá sobrar energia para nós? A poluição gerada na vida útil de um elétrico na cadeia, chega a ser maior que o a combustão, se no Brasil já não se tem lugar adequado para lixo doméstico, e recilclamos muito menos do que o mínimo necessário, essas baterias irão acabar em aterros, contaminar solos, etc, etc e tals. Mas, é o futuro, né? Imposto, mas é.
Tô felizão com minha C10 82 a gás. Vida útil por toda minha vida.
Elétrico vida útil igual de celular ainda está ?
O carro elétrico está sendo a maior empurroterapia dos últimos tempos… na minha opinião, existe um gigantesco interesse economico duvidoso nessa tendência.
O carro elétrico até pode ser menos poluidor, mas a cadeia envolvida na produção é descarte é tão ou muito mais poluidora que o de um carro a combustão, ainda mais quando falamos dos carros abastecidos com etanol, menos poluidor, de fonte renovável mas que, infelizmente, por ser da Bananolandia, ninguém sabe explorar e lutar para que o Brasil seja o 1° mundo!
Para os intelectuoides e metidos a entendidos defensores dos carros elétricos eu levanto os questionamentos:
1) Crise Hídrica X Produção de Energia
2) Crise Hídrica X Falta de Chuva X NIvel das represas
3) Todos os fatores acima X custos da energia elétrica
4) Todos os fatores acima X consumo da energia elétrica
5) Custos envolvidos nas peças, baterias e mão de obra para manutenção especializada de um carro elétrico
6) A falta de conhecimento para a manutenção adequada e as consequências de um carro que, realmente, será uma bomba
7) A falta de infraestrutura no Brasil inteiro para esse tipo de carro
Para finalizar, se hoje, o consumo e o custo da energia elétrica já são avassaladores, o que dizer como será a partir do momento que todo mundo começar a recarregar carros em casa?
Alguém já parou para pensar nisso????????
Bateria recondicionada com apenas 1 ano de garantia… imagina após 1 ano e 1 dia passados a bateria recondicionada abre o bico…
Enquanto isso a gente troca o óleo do carro e o filtro de óleo, sendo que a garantia do filtro de óleo é de apenas 3 meses, salvo melhor juízo, se der pau no filtro o motor vai:
1. Circular óleo sem filtragem;
2. Se a válvula de segurança travar fechada em caso de saturação do filtro de óleo o motor pode fundir. Por essas e outra eu prefiro trocar o filtro de óleo e o óleo do motor a cada 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º. O manual do proprietário do meu carro recomenda a troca do filtro de óleo a cada 20.000 km ou 2 anos (uso normal) ou 10.000 km ou 1 ano (uso severo). Meu uso é severo.