China vai restringir exportação de carros ‘usados’

Prática comum desde 2019 será alvo de novas regras do governo chinês, que quer proteger o mercado e melhorar a imagem dos seus veículos

BYD exportação
Exportações de carros da China cresceram mais de 50% sobre 2024 (Foto: BYD | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 10/07/2025 às 09h00

O Ministério do Comércio da China (MOFCOM) vai reforçar as regulamentações sobre a exportação de carros usados para o exterior. O porta-voz do ministério, He Yadong, confirmou a decisão durante uma coletiva de imprensa.

VEJA TAMBÉM:

A decisão surge como resposta ao crescimento expressivo nas entregas de carros usados da China para o mercado internacional. Foi um aumento de mais de 50% nos últimos meses, e à crescente presença de veículos com quilometragem zero nesse segmento. Embora sejam essencialmente novos, esses automóveis têm sido exportados como se fossem usados pelo menos desde 2019.

As autoridades consideram esse tipo de prática um problema sério para o mercado e alegam que ela distorce a concorrência, além de comprometer a transparência nas transações internacionais.

O volume de exportações desse tipo aumentou mais de 50% nos últimos meses, o que acendeu o alerta das autoridades. O MOFCOM considera esse cenário um problema para o mercado e pretende, com as novas regras, aumentar a transparência e a confiança internacional nos carros chineses. O ministério ainda não divulgou detalhes sobre o formato das regulamentações.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário